Entre os dias 21 e 27 de abril, a etapa de um dos principais campeonatos de surfe do mundo, o Qualifying Series (QS6000), que faz parte do Circuito Banco do Brasil de Surfe, movimentou intensamente o turismo da cidade e principalmente a praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, destacando o turismo esportivo no município.
De acordo com dados do Observatório Municipal de Turismo, durante a semana do evento, a ocupação média da rede hoteleira na praia de Maresias atingiu 76,42%, saltando para 93,31% no fim de semana, comprovando o fortalecimento do turismo na baixa temporada. Estima-se que aproximadamente 25 mil turistas visitaram São Sebastião durante o período, impactando positivamente a economia local com uma estimativa de mais de R$ 1 milhão em receitas.
A pesquisa ainda indicou que a praia de Maresias recebeu cerca de 3 mil pessoas por dia de terça a quinta-feira, e entre 10 mil e 15 mil pessoas por dia no fim de semana, atraindo visitantes de diversas regiões do Brasil, como Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Goiânia (GO), entre outras, além de turistas internacionais vindos do Chile, Portugal, Peru e Suíça.
O campeonato reuniu alguns dos melhores surfistas do mundo e contou também com uma programação repleta de atrações esportivas, culturais e de entretenimento para atletas, moradores e turistas nas areias da praia, como os shows de Donavon Frankenreiter (em apresentação beneficente) e Gabriel, o Pensador, a primeira edição do Luau Maresias com apresentações de artistas locais, uma exibição da Esquadrilha Céu, Campeonato de Altinha, aulas de surf, funcional e ioga para todos.
O evento contou com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), em parceria com a World Surf League (WSL).
#PraTodosVerem: imagens do Campeonato de surfe QS6000, na praia de Maresias. Fim da descrição.