Geral Infraestrutura...
Duplicação em concreto da PRC-466 em Guarapuava alcança 40% de execução
Trecho de 11,52 quilômetros entre a sede do município e o distrito de Palmerinha está recebendo uma nova pista feita totalmente em concreto, que t...
08/07/2025 08h06
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A duplicação da PRC-466 entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, na região Centro-Sul do Estado, chegou a 40% de execução – um avanço de 9% em apenas um mês. As obras estão dentro do cronograma previsto, a ser concluído até o fim de fevereiro de 2026, com avanço sobretudo nos trabalhos de terraplenagem, que está em fase final, e na concretagem da nova pista.

O projeto contempla 11,52 quilômetros de extensão e recebe um investimento de R$ 139,8 milhões do Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística. Até o momento, cerca de R$ 54 milhões já foram repassados à empresa responsável pela obra a partir de medições do avanço dos trabalhos.

Além de facilitar o acesso ao distrito de Palmeirinha, a duplicação do trecho melhora significativamente o fluxo entre Guarapuava e os municípios vizinhos de Pitanga, Turvo e Boa Ventura de São Roque.

O principal objetivo da obra é garantir mais segurança aos motoristas, reduzindo riscos de acidentes, mas a melhoria rodoviária também visa fortalecer a economia regional. Isso porque a duplicação facilitará o escoamento da produção e chegada de insumos para cooperativas, agroindústrias e pequenos produtores da região, com destaque para a produção de grãos, madeira, pecuária de leite e de corte.

EM CONCRETO– A intervenção inclui a construção de uma pista adicional feita totalmente em pavimento rígido de concreto. Paralelamente, a pista atual está recebendo reparos preliminares para, na sequência, receber uma camada de concreto sobre o asfalto, por meio da técnica whitetopping, oferecendo maior durabilidade e menor necessidade de manutenção.

Com 500 quilômetros em obras ou já concluídos , o Paraná desenvolve o maior programa estadual de rodovias em pavimento de concreto do Brasil. A iniciativa reforça o compromisso do Governo com a modernização da infraestrutura viária e a segurança dos usuários.

Na PRC-466, a terraplenagem – etapa que envolve a movimentação de solos e preparação da plataforma – é uma das frentes mais adiantadas e já alcança 80% de execução. O serviço inclui o desmonte de rochas com uso de explosivos, em operações controladas e previamente comunicadas à população, exigindo interdições temporárias do tráfego.

Também estão em andamento a implantação do novo sistema de drenagem e a construção de uma galeria celular. Nas etapas seguintes, serão executados a sinalização vertical e horizontal, dispositivos de segurança viária, iluminação pública e demais serviços complementares. A obra inclui, ainda, a construção de uma nova ponte sobre o Rio Coutinho, que já foi concluída.