Geral DESENVOLV. ECO...
São José Liberto inscreve para oficina de produção de miniaturas artesanais de miriti
O objetivo é incentivar o uso da matéria-prima local, fortalecer a economia criativa e fomentar a geração de renda alinhada às práticas ambientais
08/07/2025 09h05
Por: Redação Fonte: Secom Pará

Fomentar a economia criativa como estratégia de desenvolvimento sustentável está entre as diretrizes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), que reafirma esse compromisso ao apoiar mais uma edição da oficina de artesanato em miriti — fibra extraída da palmeira amazônica conhecida como miritizeiro ou buriti (Mauritia flexuosa).

A oficina será realizada no próximo dia 25 de julho, das 10h às 18h, no auditório do Espaço São José Liberto, em Belém. O público-alvo são artesãos e empreendedores da região. Para participar do curso, basta realizar a inscrição pelo telefone ou WhatsApp: (91) 98126-8355.

O foco desta edição será a produção de miniaturas artesanais que representam as riquezas culturais do Pará, transformando o miriti em souvenirs sustentáveis com identidade regional. O objetivo é incentivar o uso da matéria-prima local, fortalecer a economia criativa e fomentar a geração de renda alinhada às práticas ambientais, promovendo a inclusão produtiva de grupos artesanais e valorizando o saber tradicional como diferencial competitivo no mercado.

A atividade será ministrado pelo artesão Josias Plácido Alcântara Silva, conhecido popularmente como Mestre Pirias, natural de Abaetetuba — considerada a capital mundial do brinquedo de miriti, na região do Baixo Tocantins.

Com vasta experiência no manejo da fibra, Mestre Pirias compartilhará técnicas como corte, lixamento, modelagem, colagem, pintura e customização, promovendo a transmissão de conhecimentos entre gerações.

Ele explica que o curso tem como foco a criação de brindes corporativos sustentáveis, personalizados e criativos, alinhados à temática da COP30: “Essa oficina integra as ações de valorização do artesanato amazônico. Durante o curso, faço questão de destacar aos participantes a história e a importância cultural do miriti em Abaetetuba, nossa terra natal e berço dessa tradição. Além disso, compartilho técnicas e estratégias para que as miniaturas sejam apresentadas e comercializadas como produtos artesanais que retratam nossa cultura, com identidade e valor agregado. Participar desta oficina é resgatar saberes ancestrais e dar voz à nossa cultura na COP30”, destaca Mestre Pirias.

Oficina -Os participantes utilizarão ferramentas manuais simples — estilete, tesoura, cola, pincel, tintas — além do próprio miriti, que será fornecido pela organização.

A diretora de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (DDCIS/Sedeme), Sherry Brom Rodrigues, destaca a importância de investir na economia criativa como vetor de empreendedorismo, geração de emprego e renda, além de contribuir para a preservação da cultura local e o desenvolvimento socioeconômico sustentável no território paraense: “Nosso principal objetivo é ampliar a visibilidade dos produtos locais, criando oportunidades de crescimento para empreendedores e reafirmando o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável e a valorização da economia criativa e da matéria-prima regional.”

Serviço:

Oficina de artesanato de miriti (miniaturas)

Como se inscrever: pelo telefone/WhatsApp (91) 98126-8355

Período de inscrição: até o dia da oficina

Dia da oficina: 25 de julho de 2025

Horário da oficina: 10h às 18h.