Fotos: Pedro Malamam
Araranguá é mais uma cidade que já tem seus representantes para a mesorregional sul do Santa Catarina Canta – Festival de Música Brasileira. Na noite desta terça-feira, 8, no Centro Multiuso, a etapa regional do município selecionou Endrios Rodrigues, Isaias Neto, Jaqueline Candido e Nanda Virtuozo na categoria Geral, e Sophia Valgas e a dupla Carlos e Eloise na Infantojuvenil.
Esses artistas se unem aos selecionados de Tubarão e aguardam o resultado das seletivas de Criciúma, que acontecem nesta quarta-feira (9), no Auditório Ruy Hulse Unesc, para descobrirem quem serão seus concorrentes na semifinal Sul, que acontecerá no dia 21 de setembro, no Teatro Elias Angeloni, também em Criciúma. A lista dos selecionados está disponível no site oficial do evento – santacatarinacanta.com.br.
O Festival já conta com 24 artistas do Extremo Oeste, sendo 16 na categoria Geral e 8 da categoria Infantojuvenil, na semifinal. Depois da região Sul, as seletivas vão para o Norte do estado, passando por Joinville, Mafra e Jaraguá do Sul.
Como funciona a seleção
Durante as audições, os candidatos são avaliados por um júri técnico, com base em critérios como técnica vocal, afinação, dicção, rítmica, originalidade, presença de palco e interação com o público. A apresentação das noites fica por conta da cantora Bia Barros, que também integra o espetáculo “Clássicos da Música Sertaneja”, da Camerata Florianópolis.
Grande final
A grande final será realizada em novembro, na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, com apresentação da Camerata Florianópolis e de um artista nacional convidado. Os vencedores dos primeiros lugares (categorias Geral e Infantojuvenil), além de receberem R$ 20 mil, também participarão de um espetáculo da orquestra na Temporada 2025/2026.
O Santa Catarina Canta – Festival da Música Brasileira é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com produção geral da Camerata Florianópolis.