O Hospital da Mulher do Pará (HMPA), referência no atendimento à saúde feminina no Pará, alcançou a marca de mais de 100 mil atendimentos realizados em apenas quatro meses de funcionamento. Localizada em Belém, a unidade se consolida como um centro de excelência ao oferecer cuidados especializados, acolhimento humanizado e estrutura de ponta voltada para as necessidades das mulheres paraenses.
A instituição oferece serviços de consultas ambulatoriais, incluindo atendimento com equipe multidisciplinar com nutricionista, fisioterapeutas e psicólogos, além de exames e cirurgias de média e alta complexidade. A unidade também é referência estadual no acolhimento a mulheres em situação de violência sexual e doméstica, vem fortalecendo sua atuação com a ampliação dos serviços de urgência em alguns casos ginecológicos, como sangramento pós-relação sexual, sangramento vaginal em grande volume e dores pélvicas intensas.
O Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) do hospital foi o que registrou maior atendimento, com mais de 85 mil exames realizados, entre eles a mamografia, eletrocardiograma, ultrassonografia e tomografia, evidenciando o papel resolutivo do hospital. Os serviços de urgência, consultas e cirurgias somam 15.089 atendimentos.
Entre os milhares de atendimentos realizados, histórias como a de Débora Passinho, de 44 anos, moradora do distrito de Mosqueiro, demonstram o impacto positivo da unidade na vida das pacientes. Ela aguardava uma cirurgia para retirada de uma hérnia que causava dores intensas e comprometia sua mobilidade.
“No meu caso, prendia as pernas, eram dores que ardiam, e quando fazia esforço varrendo casa, por exemplo, eu sentia muito as dores”, relatou Débora. Ela também elogiou o atendimento recebido durante sua permanência no hospital. “Eu particularmente só tenho a agradecer. Desde as pessoas que trabalham na limpeza, até enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, médicos, todos são maravilhosos, educados. A estrutura e a privacidade no leito é muito boa”, avaliou a paciente.
Segundo a diretora-geral do HMPA, médica intensivista Nelma Machado, o alcance dessa marca histórica é resultado do compromisso de toda a equipe com a qualidade do atendimento e a humanização do cuidado.
“Ultrapassar os 100 mil atendimentos, em tão pouco tempo, demonstra não apenas a capacidade desta unidade, mas também a confiança da população na nossa estrutura e nos nossos profissionais. Trabalhamos, diariamente, para garantir que cada mulher que chega aqui seja acolhida com respeito, escuta e tratamento digno”, afirmou a diretora.
O avanço nos atendimentos e a satisfação das usuárias reforçam a importância do HMPA como pilar da rede pública de saúde voltada para a população feminina, ampliando o acesso a serviços de qualidade com dignidade e respeito.
Serviço -Para ser atendida no Hospital da Mulher, a paciente deve inicialmente buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou outra unidade de saúde no município onde reside e região mais próxima, além do encaminhamento médico das Usinas da Paz. O Hospital da Mulher do Pará está localizado na Av. Gentil Bittencourt, n° 2175. Bairro: São Brás.