Geral Maranhão
Governo do Estado garante transporte gratuito e acessibilidade para pessoas cegas em espetáculo teatral
A ação reafirma o compromisso com a mobilidade, a inclusão de pessoas com deficiência e com a garantia do direito de todos ao acesso à cultura.
14/07/2025 00h05
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

Pessoas cegas e suas famílias participaram de uma experiência cultural totalmente acessível neste domingo (13), ao assistirem ao espetáculo “Paulo Betti em autobiografia autorizada”, realizado no Teatro Arthur Azevedo, localizado na Rua do Sol, no Centro Histórico de São Luís. A atividade contou com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), que garantiu transporte gratuito de ida e volta para dezenas de famílias de usuários do Programa Travessia. O deslocamento foi feito com vouchers para uso em aplicativo de transporte, disponibilizados em parceria com a Maranhão Parcerias (MAPA). Durante o espetáculo, os beneficiários também contaram com o recurso de audiodescrição, promovido pela Central de Acessibilidade Comunicacional do Governo.

O caráter inclusivo da atividade pôde ser percebido ainda na porta de casa: Com os vouchers, os convidados chegaram ao teatro com conforto, autonomia e segurança. Além disso, a equipe da MOB, direcionada pelo presidente Adriano Sarney e pela diretora de Mobilidade Inclusiva da Agência, Isabelle Passinho, esteve no local prestando suporte direto às pessoas com deficiência, assegurando acolhimento e acessibilidade durante toda a ação. Para o presidente da MOB, a iniciativa representa mais um passo em direção a uma mobilidade urbana verdadeiramente inclusiva no Maranhão.

"O acesso à cultura é um direito que deve ser vivido em sua plenitude por todos. E a presença da MOB nesse espetáculo foi essencial para tornar a experiência verdadeiramente acessível às pessoas com deficiência visual. Por orientação do governador Carlos Brandão, nossa equipe trabalha para que o transporte nunca seja uma barreira, mas sim um facilitador do acesso à cultura para pessoas com deficiência no Maranhão", destacou Adriano Sarney.

No palco, o ator e escritor Paulo Betti revisitou memórias de sua vida com leveza, humor e poesia, provocando reflexões sobre ancestralidade, identidade e valores. O espetáculo foi apresentado nos dias 12 e 13 em São Luís com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Governo Federal. A ocasião foi significativa para muitas famílias, como a de Igor Pontes, usuário do Programa Travessia, que esteve no teatro acompanhado da esposa e dos filhos.

"Ficamos muito felizes com os vouchers da MOB porque conseguimos vir todos juntos, sem preocupações. O um trajeto de ida e foi tranquilo e confortável, e ficamos animados com a audiodescrição, que foi realizada com bastante cuidado durante a apresentação. É algo especial para a nossa família", relatou.

A ação reafirma o compromisso do Governo do Estado com a mobilidade, a inclusão de pessoas com deficiência e com a garantia do direito de todos ao acesso à cultura.