O serviço Aeromédico do Samu 192 Sergipe, desde a sua implantação em fevereiro de 2023, já atendeu 272 ocorrências de urgência e emergência à população do estado de Sergipe. O serviço é uma parceria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e faz a diferença na vida dos pacientes que precisam de um atendimento célere.
Um dos objetivos do serviço é diminuir o tempo-resposta das ocorrências de urgência e emergência no estado, salvando diversas vidas de forma ágil e segura. O superintendente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa, reforçou que este é um recurso que está disponível para toda população sergipana, e frisou que poder contar com o serviço Aeromédico do Samu 192 Sergipe, nesses atendimentos, potencializa a sua missão primordial de salvar vidas.
“Através desse recurso, a gente tem a possibilidade de chegar muito mais rápido naquelas ocorrências tempo dependentes. São os casos do infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC), ambos em janela terapêutica, ou acidentes de grandes proporções em regiões mais longínquas do estado, por exemplo”, destacou.
Atendimento célere
Entre as inúmeras ocorrências do serviço Aeromédico, as principais causas de atendimento são infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, acidentes/politraumas, e acidentes vasculares encefálicos com até 4,5 horas do início dos sintomas que possam ser tratados com fibrinolíticos para dissolução do trombo dentro do prazo.
Para garantir um atendimento célere e seguro, estão habilitados 29 profissionais, sendo 15 médicos e 14 enfermeiros emergencistas. Assim, o Estado de Sergipe passa a configurar uma nova realidade na vida dos sergipanos no que diz respeito aos principais serviços de atendimentos móveis de urgência do país.