O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) ganhou importante reforço para as ações de combate a incêndios florestais. Fruto de parceria entre o governo do Maranhão e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a corporação recebeu novos equipamentos que serão destinados a operações desse tipo.
A solenidade de entrega, realizada nesta sexta-feira (25) e conduzida pelo comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, contou com a presença de autoridades militares, representantes da Senasp e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).“O reforço no nosso equipamento é indispensável para que possamos agir de maneira rápida e eficiente no combate aos incêndios, protegendo vidas e o meio ambiente. É um investimento estratégico para aprimorar a capacidade operacional da corporação. Agradecemos os esforços do governador Carlos Brandão e do secretário de Segurança, Maurício Martins, para potencializar nosso trabalho e assegurar um serviço de mais excelência ao cidadão”, enfatizou o coronel Célio Roberto.
A corporação foi contemplada com sopradores costais e kits operacionais, destinados às operações de combate a incêndios florestais. Os equipamentos fortalecem a estrutura de enfrentamento às queimadas urbanas e em vegetação, sobretudo, neste período de estiagem, quando aumentam os focos de incêndios no estado.
A entrega reforça a operação Maranhão Sem Queimadas - Protetores do Bioma, ação conjunta do CBMMA e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA). A operação inclui medidas preventivas e a resposta rápida aos focos de incêndio em todo o território maranhense.
Representante oficial do Ministério da Justiça, o coronel Ronimar Vargas Jobim, Coordenador-geral de Fronteiras e Amazônia da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI/Senasp/MJSP), ressaltou a importância da parceria entre os entes federativos. “Este momento reforça o compromisso do governo Federal e Estadual em proteger nossas florestas e comunidades, garantindo uma atuação integrada e eficaz no combate aos incêndios”, afirmou.
Autoridades presentes destacaram o papel da Corpo de Bombeiros no enfrentamento às queimadas, especialmente em um cenário climático desfavorável. A parceria entre Governo do Estado e Senasp é mais um avanço no plano de expansão da capacidade de resposta e na garantia de mais segurança aos cidadãos. “Com este reforço em equipamentos, nossa corporação estará mais preparada para atuar durante a temporada crítica de estiagem, e contribuir para a preservação do meio ambiente e proteção dos maranhenses”, enfatizou o coronel Célio Roberto.