O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, no sábado (26) e domingo (27), um mutirão com 440 exames na Policlínica do Coroadinho, em São Luís. A ação visa ampliar o acesso à saúde especializada e contemplou pessoas já cadastradas e em espera por agendamento na rede estadual.
Foram ofertados 100 ultrassonografias gerais, 100 ultrassonografias de articulação, 200 ecocardiogramas e 40 exames de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa).
O mutirão integra uma estratégia da gestão estadual para ampliar o acesso aos serviços especializados. O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou os atendimentos e reforçou o compromisso do governo com o fortalecimento da rede estadual:
“É um compromisso garantir que a população tenha acesso a exames fundamentais para o diagnóstico. Isso também facilita os encaminhamentos para procedimentos, caso necessário. Estamos trabalhando para melhorar a capacidade de resposta do sistema, fazer a fila andar e garantir o diagnóstico mais rápido para os tratamentos que vierem a acontecer”, explicou o secretário.
Acesso à saúde especializada
Desde sua inauguração, em abril de 2022, a Policlínica do Coroadinho já realizou mais de 489 mil atendimentos, entre consultas e procedimentos. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 16h, atendendo pessoas encaminhadas por unidades públicas de saúde da rede estadual e municipal.
Atualmente, a Policlínica oferece 11 especialidades médicas: ginecologia, endocrinologia, cardiologia, dermatologia, ortopedia, psiquiatria, reumatologia, clínica da dor, neurologia, psicologia e nutrição. Também são disponibilizados oito tipos de exames e procedimentos: ultrassonografia, Mapa, holter, exames laboratoriais, ecocardiograma, papanicolau, biópsia de pele e infiltração da clínica da dor.
Depoimentos dos atendidos
João Batista de Oliveira, de 58 anos, foi um dos pacientes atendidos e comentou sobre a importância da ação: “Tudo que se faz em benefício das pessoas é bom. Estou vendo esse povo todo feliz, fui bem atendido. Recebi a mensagem pelo WhatsApp e vim. As meninas cuidaram bem de mim. Tá ótimo”, relatou.
José César Santos, de 63 anos, também celebrou o atendimento:
“Recebi a mensagem na sexta-feira e vim logo. Quanto mais mutirões tiver, melhor, porque tem muita gente esperando. Isso dá mais vida para quem precisa”, expressou.
Agendamentos presenciais e digitais
Consultas e exames na rede estadual podem ser agendados presencialmente nos guichês do VIVA (Beira-Mar, Golden Shopping, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping, Viva BR – Distrito Industrial ou Terminal São Cristóvão), pelo site [url=http://www.procon.ma.gov.br]http://www.procon.ma.gov.br[/url], pelo aplicativo do Procon-MA ou por meio do novo número do Disque Saúde: (98) 3210-9090.
O diretor administrativo da Policlínica do Coroadinho, João de Sá, explicou a logística do mutirão:
“Fizemos contato direto com as pessoas da fila. Sabemos que, às vezes, a espera demora. Quem está na fila precisa de resposta, e graças a esse esforço da gestão estadual, conseguimos dar mais agilidade”, destacou o diretor.