O Governo do Pará, por meio da Empresa Técnica de Assistência e Extensão Rural (Emater), entregou 30 Cadastros Nacionais de Agricultura Familiar (CAFs) para famílias assentadas no município de Concórdia do Pará, no nordeste do Estado, na sexta-feira (8). A iniciativa do Governo reforça o compromisso de levar assistência técnica para agricultores familiares, e destaca a ampliação da extensão rural nas localidades mais afastadas dos centros urbanos dos municípios.
“Agradeço primeiramente a Deus por este benefício que a Emater trouxe para nós, porque o CAF vai ajudar muito na vida dos agricultores daqui. Vai nos ajudar a conseguir créditos de financiamentos para criar projetos e melhorar as nossas vidas, as nossas produções, com sustentabilidade”, disse Valdira Neves, produtora rural e secretária da Associação do Assentamento Jutaí-Miri.
Mais de 200 famílias são atendidas, em 33 comunidades de Concórdia. Elas cultivam mandioca, pimenta-do-reino, açaí, palma de óleo, coco, cacau, citrus, cupuaçu, maracujá, banana e hortaliças, e criam gado bovino de corte, galinha caipira e peixes.
“Estamos entregando 30 CAFs aos agricultores assentados aqui em Concórdia do Pará, mas só este ano já entregamos cerca de 170. Com este documento, eles vão poder organizar suas produções, comercializar os produtos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de conseguir ter acesso a créditos rurais”, explicou o extensionista rural e técnico em Agropecuária Valmiro Botelho, do escritório local da Emater em Concórdia do Pará.
Ampliação- Durante a solenidade de entrega às margens do Lago do Onça, com a presença de representantes do Governo Federal, do Estado e da Prefeitura, e também de agricultores familiares, a Emater-Pará também assinou um Termo de Cooperação Técnica (TCT) com o município de Concórdia do Pará, para intensificar os trabalhos de extensão rural.
“Essa assinatura reforça o compromisso do Governo do Pará em ampliar a assistência técnica e os atendimentos para os agricultores familiares, unindo governos Federal, Estadual e Municipal para beneficiar a vida do homem do campo, levando políticas públicas e melhorando o desenvolvimento econômico por todo o Estado”, ressaltou Joniel Abreu, presidente da Emater-Pará.