As crianças têm sido fortes aliadas do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) na construção de um trânsito mais seguro no Pará. Com várias frentes de atuação voltadas para o público infanto-juvenil, o órgão iniciou mais uma etapa para fazer das vias públicas um espaço de preservação da vida. É o projeto Educação que Transforma Vidas, que objetiva contribuir para um trânsito seguro por meio da formação cidadã de professores e alunos de escolas públicas e privadas.
A primeira etapa foi realizada no final de 2024 com a formação de educadores de escolas públicas e privadas e entrega dos kits pedagógicos para subsidiar o trabalho desses professores. Agora, chegou a vez da segunda etapa, que consiste na aplicação de atividades e avaliação diagnóstica das crianças. Na prática, os agentes de educação do Detran visitam as escolas que já receberam a formação e, com o auxílio do material educativo, aplicam atividades pedagógicas relacionadas ao tema da segurança viária.
Na manhã desta quarta-feira, 20, seis turmas do jardim I e II, 1º e 2º ano da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Carlos Batista, do bairro da Cabanagem, em Belém, foram contempladas com a ação. Para as crianças de menor faixa etária, os agentes do Detran utilizam desenhos, figuras e pinturas educativas que ensinam normas e regras, como as cores do semáforo. Para crianças de maior idade, a atividade envolve figuras e recursos didáticos nas quais os alunos devem reconhecer os desenhos relacionados ao trânsito e a quais as ligações que elas têm entre si, a exemplo do semáforo e da faixa de pedestre, a motocicleta e o capacete e etc.
Os estudantes são monitorados pelos agentes, que avaliam o grau de facilidade ou dificuldade de cada criança no processo de compreensão e aprendizagem e recolhem as atividades para correção. Todos ganham o livro do projeto com outras atividades a serem desenvolvidas futuramente pelos professores. “São crianças de 5 a 10 anos, que estão em processo de formação e que, se educadas desde cedo, tendem a se tornar cidadãos conscientes no trânsito”, explica a pedagoga do Detran, Geisa Tavares. Segundo ela, até o momento 79 professores já foram formados e até setembro deste ano 1.616 crianças serão atendidas pelo projeto.
A professora Darilene Raiol fez a capacitação e hoje recebeu a equipe do Detran na turma do 1º ano em que leciona. Para ela, a temática do trânsito seguro na escola passa a ganhar ainda mais força com a presença do órgão. “O nosso bairro quase não tem sinalização e quando a gente faz essa abordagem e ensina, elas dizem que vão falar sobre isso em casa para o pai e para a mãe. Então, as crianças são, de fato, nossas aliadas no trânsito. E quando o Detran vem e torna essa aula diferente, elas aprendem mais e se engajam na causa naturamente”, comenta.
A Tamires Soares, de 6 anos, estava animada com o desenho do semáforo. Ela disse que já aprendeu as cores com os professores e explicou como se comportamentar diante de cada uma delas. “Eu atravesso na faixa de pedestres quando a cor fica vermelha, aí os carros param. A moto só pode ir depois que as pessoas passam e tem que usar o capacete pra não machucar a cabeça”, ensina. A coleguinha Pâmela Alícia, 7, diz que gostou das atividades do Detran porque aprendeu sobre como andar de bicicleta. “Foi muito divertido hoje, não tenho bicicleta, mas aprendi que não pode atravessar sem olhar o carro”.
A Laura do Nascimento, 7, gostou tanto do tema que até deu uma sugestão para ensinar os outros colegas. “A minha ideia é pegar um papelão e fazer um carro e uma pista pra gente aprender mais ainda aqui na escola. E também colocar um sinal e uma pessoa com carro e outra sem carro para aprender a atravessar sem atropelar”, sugeriu.
Por enquanto, o projeto está sendo desenvolvido nas escolas de Belém, mas em breve deverá percorrer outros municípios, como Marituba, Benevides, Santa Izabel e Castanhal.