Ação Social Sergipe
Governo de Sergipe reúne empregadores para apresentação do 1º Feirão Sergipano de Aprendizagem Profissional
Encontro, em parceria com a SRTE/SE e o Fórum Estadual de Aprendizagem, busca engajar empresas e entidades na promoção de mais de 500 vagas para jo...
05/09/2025 19h36
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

Na próxima quinta-feira, 11, às 14h, no Polo Senac de Inovação, Ciência e Tecnologia (Senac ICTec),o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), e a Superintendência do Trabalho e Emprego em Sergipe (SRTE/SE), em parceria com o Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional (FEAP/SE), fará a apresentação do 1º Feirão Sergipano de Aprendizagem Profissional a empresários e parceiros. O evento, previsto para novembro, pretende ofertar mais de 500 vagas para jovem aprendiz.

O 1º Feirão Sergipano de Aprendizagem Profissional tem como objetivo principal fortalecer o programa jovem aprendiz em Sergipe, promovendo a integração entre jovens, estudantes, entidades formadoras habilitadas e empresas sergipanas, no sentido de ampliar e diversificar a aprendizagem profissional no estado.

Para o secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, o Feirão será um marco para unir quem quer aprender a quem pode ensinar. “Estamos prontos para apoiar as empresas na superação dos desafios para a oferta e ampliação da aprendizagem, em conjunto com todas as entidades participantes. Essa rede de cooperação garante segurança e orientação para que cada vaga de aprendiz se transforme em oportunidade real de crescimento. Para os empregadores, é a oportunidade de investir no futuro, formar talentos alinhados às necessidades do mercado e fortalecer sua cultura organizacional. Para os jovens, é a chance de dar o primeiro passo com carteira assinada, vivência prática e formação que abrirá caminhos para uma trajetória de trabalho e cidadania. Participar é transformar vidas, fortalecer negócios e construir um Sergipe mais inclusivo e preparado para o futuro”, destacou.

A ação pretende, também, sensibilizar empresas, que estão em déficit com a cota mínima de aprendizes, sobre a importância e vantagens da contratação de jovens aprendizes como também, principalmente, da necessidade de respeitar a prioridade legalmente estabelecida do preenchimento dessas vagas por jovens em situação de vulnerabilidade social.

Sobre o Feirão

A aprendizagem profissional é uma das melhores estratégias para combater o trabalho infantil, pois permite que o jovem entre no mercado de trabalho de forma segura, com qualificação e sem precisar abandonar a escola. A iniciativa do Feirão busca ampliar as oportunidades de aprendizagem e inserção no mercado de trabalho.

O evento acontecerá em dois dias, com programações diferentes. O primeiro dia será direcionado para as empresas com déficit na cota de aprendizagem e incluirá palestras de conscientização e exposição de entidades formadoras habilitadas. O segundo dia será dedicado aos jovens, que poderão participar de palestras, oficinas e conhecer as entidades formadoras. Além disso, terão a chance de se inscrever em vagas que foram captadas para a ocasião. O evento também criará um banco de currículos para que os encaminhamentos continuem mesmo após o feirão.