Geral PORTOS E HIDROVIAS
Obra do Terminal Hidroviário Internacional de Belém alcança 78% de serviços concluídos
Intervenção no Armazém 10 moderniza instalações, amplia a capacidade portuária e prepara Belém para COP30
13/09/2025 08h31
Por: Redação Fonte: Secom Pará

O Terminal Hidroviário Internacional de Belém (THIB) está passando por uma completa reconstrução e adequação que vai modernizar as instalações e ampliar a capacidade operacional da capital paraense. Com objetivo de fortalecer a infraestrutura portuária de Belém, o Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), executa a obra no Armazém 10 da Companhia Docas do Pará (CDP), em uma área de 4.800 m², distribuída entre o térreo e o pavimento superior. Já são 78% de serviços concluídos, demonstrando ritmo acelerado e eficiência na execução.

“Esse será um espaço moderno, seguro e confortável para receber nossa população e os turistas. Estamos resgatando a história desse prédio e, ao mesmo tempo, preparando a capital para a COP30, entregando um patrimônio que será referência para Belém, para o Pará e para a Amazônia, fortalecendo nossa gente, movimentando a economia e abrindo caminhos para as futuras gerações”, destacou Hilton Aguiar, presidente da CPH.

Por se tratar de um prédio histórico do início do século XX, referência na logística fluvial da região, a obra exige serviços minuciosos, como a recuperação dos 64 pilares metálicos e do piso. O processo envolveu a elevação de toda a estrutura, com mais de 80 metros de extensão, seguido do reforço da armação metálica e da aplicação de nova pintura, que garante maior durabilidade e aspecto renovado.

Entre os serviços já concluídos estão o reforço da estrutura metálica, pintura integral, elevação do piso, recuperação da cobertura, alvenaria e restauração dos portões originais. Atualmente, estão em andamento a instalação de telhas metálicas, esquadrias de vidro, pisos de porcelanato, rodapés cerâmicos, soleiras, peitoris e bancadas em granito preto. Também são implantados os sistemas de climatização e de combate a incêndio.

Modernidade– O THIB será um centro de operações moderno e eficiente, preparado para atender às crescentes demandas de transporte e turismo da região amazônica. O espaço contará com área de embarque e desembarque, salas de descanso, hall, restaurantes, lojas, quiosques, espaço multiuso e plena acessibilidade.

Segurança– A estrutura também terá áreas exclusivas para reforço da segurança de passageiros e turistas, com postos da Polícia Federal e da Receita Federal, sala da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Delegacia do Turista.