A equipe da Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), da Secretaria da Saúde, esteve em Lagoa do Piauí para uma reunião com a gestão municipal, como parte das ações de apoio do órgão aos municípios piauienses. Durante a reunião, foram discutidas estratégias para assegurar mais qualidade, segurança e efetividade nos serviços de saúde ofertados à população.
“O encontro teve como foco o fortalecimento das ações de vigilância sanitária, saúde do trabalhador e implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente no município”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), Tatiana Chaves.
A agenda resultou em um conjunto de encaminhamentos importantes, como uma reunião com o setor produtivo local, visando a implementação de medidas sanitárias adequadas na produção de alimentos e na comercialização de medicamentos, reforçando o papel da vigilância no controle desses serviços essenciais.
Também foram alinhadas capacitações voltadas à segurança do paciente, prevenção e controle de infecções e temas relacionados à saúde do trabalhador, além da implantação do projeto Saúde Vocal, voltado aos professores da rede municipal e estadual de ensino.
Outro destaque da reunião foi a proposta de execução do projeto “Cuidando da Saúde Mental do Trabalhador”, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), direcionado aos servidores da rede municipal de saúde.
“Com ações integradas, a expectativa é contribuir para termos ambientes mais seguros, qualificados e saudáveis para trabalhadores e usuários dos serviços de saúde em Lagoa do Piauí”, finalizou Tatiana Chaves.