Meio Ambiente Piauí
Serra da Capivara avança na implantação de aterro sanitário regional
Prefeitos de quinze municípios da região da Serra da Capivara, se reuniram, esta semana, em São Raimundo Nonato, para discutir a implantação de um ...
08/10/2025 21h02
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

Prefeitos de quinze municípios da região da Serra da Capivara, se reuniram, esta semana, em São Raimundo Nonato, para discutir a implantação de um aterro sanitário regional — um passo decisivo para dar destino adequado aos resíduos sólidos e encerrar um ciclo histórico de degradação ambiental. O encontro, promovido pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), contou com a participação do gerente de Mudanças Climáticas da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Daniel Marçal.

A iniciativa integra o projeto Lixão Zero, desenvolvido pela Semarh em parceria com o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e a APPM. A ação já resultou no fechamento de quase 50 lixões em todo o Piauí — o que representa cerca de um quinto dos municípios do estado livres desse passivo ambiental.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Semarh

“O aterro sanitário representa mais do que uma obra. É um símbolo de transformação. Cada lixão fechado é um avanço em direção a cidades mais saudáveis, a rios mais limpos e a um futuro mais digno para quem vive do trabalho e da terra”, destacou Marçal.

O presidente da APPM, Admaelton Bezerra, conduziu as discussões acompanhado do tesoureiro da entidade e prefeito de Aroazes, Manoel Neto, do presidente da Ampar e prefeito de Hugo Napoleão, Luciano Filho, e do assessor da APPM, Luciano Carvalho. No centro do diálogo, o consenso que o municipalismo deve avançar em consonância com a sustentabilidade.

“Fortalecer as gestões municipais é também garantir que cada cidade tenha condições de cuidar do seu lixo, do seu povo e do seu território”, observou o presidente da APPM.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Semarh

A implantação do novo aterro regional promete beneficiar uma população de cerca de 100 mil habitantes na região da Serra da Capivara, reduzindo a poluição do solo e das águas, além de melhorar as condições sanitárias e a qualidade de vida da população.

Em São Raimundo Nonato, prefeitos e gestores começam a desenhar um Piauí mais limpo — onde o lixo deixa de ser problema e passa a ser parte da solução.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Semarh