Turismo Piauí
Setur intensifica coleta de dados municipais para alimentar Observatório de Inteligência Turística do Piauí
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) está realizando a coleta de dados junto aos municípios piauienses com o objetivo de alimentar o Observató...
21/10/2025 15h17
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) está realizando a coleta de dados junto aos municípios piauienses com o objetivo de alimentar o Observatório de Inteligência Turística do Piauí uma ferramenta estratégica voltada à análise, monitoramento e difusão de informações qualificadas sobre o turismo em todo o estado.

O Observatório será uma plataforma moderna, interativa e de acesso público, destinada a apoiar a tomada de decisões de gestores públicos, empreendedores e pesquisadores do setor. Por meio dele, será possível acompanhar indicadores como fluxo de visitantes, oferta de serviços, eventos, infraestrutura e movimentação econômica, promovendo um planejamento mais eficiente e sustentável para o turismo piauiense.

A Setur reforça a importância do envio integral das informações solicitadas, etapa indispensável para que cada cidade tenha visibilidade no Observatório e possa integrar futuras ações de promoção, investimento e qualificação turística.

O lançamento oficial do Aplicativo de Informações Turísticas do Piauí ocorrerá simultaneamente à apresentação do Observatório. Apenas os municípios que concluírem o envio dos dados e assinarem o Termo de Cooperação Técnica, conforme previsto em portaria da Setur, participarão da fase inicial de implementação do aplicativo.

Para o secretário do Turismo, Daniel Oliveira, o Observatório marca uma nova etapa na gestão do turismo estadual. “Estamos construindo um modelo de gestão baseado em evidências e na inteligência de dados. O Observatório vai permitir que o Piauí planeje melhor suas ações, atraia investimentos e promova seus destinos com ainda mais estratégia e eficiência. É um avanço que só é possível com a parceria ativa dos municípios”, destacou o secretário.

Foto: Reprodução/Secom Piauí