Alunos da Municipal Ruan Pablo, participaram do projeto Caminhada Verde, na manhã de quinta-feira, 30. Do trio elétrico, que percorria as ruas da Vila Sororó, ecoavam as falas de educadores e educandos, entoando a urgente mensagem de preservação do meio ambiente. O percurso incluiu as ruas Cipó, Novo Paraíso, Sebastião Miranda e a rodovia BR-155, alcançando os ouvidos e olhos curiosos dos moradores.
Durante os discursos, que buscavam conscientizar e sensibilizar a comunidade, o professor de Geografia, José Itamar, destacou a relevância da Amazônia nos debates atuais. Já o professor Francisco, de Estudos Amazônicos, ressaltou a importância da construção de uma consciência ambiental, pois são os alunos de hoje que serão os líderes do futuro. Ao longo do trajeto, o professor Ivair, de História, lia as faixas, cartazes e mensagens confeccionadas pelos alunos do 6º ao 9º ano.
O diretor Francisco Sales, agradece a toda a equipe de servidores que tornaram o momento possível.
“A Caminhada Verde é um projeto que tem início, tem meio, mas não tem fim. Porque o fim maior é a consciência de nossos moradores, de todos os alunos e da comunidade em geral. É responsabilidade de todos o trato com o lixo, com as queimadas, com a defesa do meio ambiente. E a escola já tem colhido bons frutos, pois os alunos já têm mudado de atitude, e a gente quer que essa mentalidade de preservação alcance a casa, a família.”, anuncia Sales.
Moradores celebram ação educativa
Quem acompanhou a manifestação foi Ketely Tawana, estudante egressa da escola do campo. “Eu apoio as escolas que defendem o meio ambiente”. Outro espectador do protesto educativo, foi o funcionário da Panificadora Pão Novo, Daniel Aguiar, morador da vila, que comentou já teve um filho matriculado na escola. “É bom que a meninada comece desde pequena a se conscientizar sobre reciclagem e destinação do lixo”, observa.
A vendedora de produtos da agricultura familiar, Sebastiana Silveiro, que tem um neto, João Paulo, que estuda na escola e destacou que quem assistiu ficou encantado com a beleza dessa ação. “Muito bonito, todos gostamos da iniciativa”, complementa a vovó.
Estudantes manifestam preocupação com meio ambiente
Para o aluno do 9º ano, Vitor Diego Liberato, a Caminhada Verde, trouxe alegria, pois permitiu que os estudantes se comunicassem com muitas pessoas: “Temos que dizer a elas que nossa vila merece cuidado!”
Do mesmo modo, a estudante do 7º B, Isis Victoria Santos, avaliou que a participação de todas as turmas contribuiu para que a população compreendesse o alerta sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
A música selecionada para tocar nos intervalos entre as falas também dialogava com a temática central. Versos como “Cadê a flor que estava aqui? Poluição comeu”, fazem parte da letra da música Xote Ecológico, composta por Aguinaldo Batista e Luiz Gonzaga, lançada em 1989. A canção utiliza essa e outras imagens, como “E o peixe que é do mar? Poluição comeu”, para chamar a atenção para os danos causados pela poluição ao meio ambiente.
A segurança do evento contou com o apoio do DMTU e da Guarda Municipal. “Foi um percurso sem transtornos, e garantimos a caminhada dos estudantes”, enfatizou o agente Gomes do DMTU.
Texto: Divulgação
Fotos: Divulgação
The post Semed: Escola Do Campo Ruan Pablo promove Caminhada Verde com protesto por preservação do meio ambiente appeared first on Prefeitura de Marabá .