A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou, nesta semana, a segunda etapa do Projeto Integrador na Atenção Primária à Saúde (APS), que visa a implantação das ações de Segurança do Paciente no território Vale dos Rios Piauí e Itaueira. A ação está sendo realizada nos municípios de Arraial, Francisco Ayres e Floriano (sede do território), por meio do Núcleo Estadual de Gestão Estratégica em Segurança do Paciente (NEGESP) e a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), em parceria com o CONASS, PlanificaSUS, Hospital Albert Einstein e Cosems-PI.
Na ocasião, estiveram presentes, membros do núcleo municipal de segurança do paciente, secretários municipais de saúde e técnicos das Unidades Básicas de Saúde. O objetivo é apoiar gestores e profissionais, com foco na avaliação do gerenciamento de risco, orientação sobre a implantação dos protocolos de segurança do paciente e disponibilização de modelos-padrão de protocolos e Procedimentos Operacionais Padrão (POP).
“Além disso, estão sendo realizadas ações relativas à saúde do trabalhador, como Treinamento em notificação de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (DART) no Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN)”, acrescentou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.
Durante a programação, a equipe do NEGESP e da Vigilância Sanitária do Estado fizeram uma visita técnica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), para avaliar os riscos no ambiente de trabalho e orientar a equipe de saúde sobre a implantação dos procedimentos e protocolos preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Este momento envolveu os municípios que participaram da primeira etapa da Implantação da Segurança do Paciente integrada à Saúde do Trabalhador na APS. “Esta é uma etapa muito importante para os avanços da segurança do paciente nos municípios piauienses, sendo imprescindível o engajamento dos gestores, técnicos e usuários da UBS”, destacou Tatiana Chaves.