Durante o Pré-Caju, que ocorre de 14 a 16 de novembro, na Orla da Atalaia, equipes da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM) estarão na festa para reforçar a campanha de conscientização e combate à importunação sexual contra as mulheres, ‘Não é não! Oxe!’, além de acolher às mulheres vítimas de possíveis casos de violência, garantindo os devidos encaminhamentos. Também haverá a divulgação do aplicativo SOS Maria da Penha.
Serão distribuídos panfletos e adesivos da campanha para os foliões durante a passagem dos blocos na avenida, onde constam informações sobre o que é permitido e o que é considerado importunação, além de orientações sobre o que a mulher deve fazer caso seja vítima. Também constam os contatos da Polícia Militar (190), do Disque-denúncia da Polícia Civil (181), Central de Atendimento à Mulher (180) e da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), além do endereço eletrônico da Delegacia Virtual da Mulher.
Em relação ao SOS Maria da Penha, além da distribuição de material com o passo a passo para obter e utilizar a ferramenta, as equipes orientarão as mulheres que quiserem baixar o aplicativo durante a festa e já começar a utilizar as funções disponíveis, a exemplo do botão que pode ser acionado em situações de risco e que envia uma mensagem com a localização para os guardiões escolhidos no momento do cadastro.
A secretária da SPM, Danielle Garcia, destacou que o combate à violência, assim como a garantia de proteção para as mulheres, é um papel de todos. “Por isso, durante os grandes eventos no estado, a exemplo do Pré-caju, reforçamos essa conscientização através da campanha permanente ‘Não é não! Oxe', além dessas outras ações que estamos levando desta vez. Tudo isso para enfatizar que há limites e que as mulheres devem ser respeitadas em todos os espaços”, salientou.