Geral Geral
COP30: Governo do Ceará apresenta Plano Estadual de Economia de Impacto
A secretária-executiva da Indústria reforçou o protagonismo do Ceará na Economia Verde, de Impacto e da Inovação A Secretaria do Desenvolvimento Ec...
14/11/2025 14h03
Por: Redação Fonte: Secom Ceará

A secretária-executiva da Indústria reforçou o protagonismo do Ceará na Economia Verde, de Impacto e da Inovação

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE), por meio da sua Secretaria Executiva da Indústria, participou da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que acontece de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém do Pará. O evento, reconhecido como a “COP da Amazônia”, reúne lideranças mundiais para debater soluções frente aos desafios climáticos globais.

O Ceará integrou o Painel dos Estados do Simpacto: Negócios de Impacto Climático e Desenvolvimento Industrial, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) no dia 13 de novembro, na Green Zone. O painel reuniu representantes dos estados do Ceará, Alagoas, Espírito Santo e Rio Grande do Norte, que compõem o Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto), com o objetivo de compartilhar experiências e políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à nova economia.

Durante a COP30, o Ceará apresentou os avanços do Plano Estadual de Economia de Impacto – Ceará Edimpacto, lançado em 7 de outubro de 2025, na sede da SDE. O plano consolida o Estado como referência nacional na integração entre desenvolvimento industrial, inovação e sustentabilidade, articulando governo, setor produtivo, academia e sociedade civil.

Entre os principais destaques do Ceará Edimpacto, estão:
* Governança multissetorial e colaborativa, envolvendo 17 instituições públicas e privadas;
* Estruturação de políticas baseadas em evidências, por meio do Eixo 6 – Pesquisa, Dados e Monitoramento;
* Interiorização e integração interfederativa, com o Programa de Regionalização da Economia de Impacto, que articula consórcios regionais e redes locais de impacto em todo o território cearense.

“O Ceará chega à COP30 reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a descarbonização da economia. Nossa política industrial está conectada à agenda global de transição ecológica e à construção de soluções que geram impacto positivo para as pessoas e o planeta”, destacou a secretaria da Indústria, Brígida Miola.

A participação do Estado na COP30 reforça o protagonismo do Ceará na Economia Verde, de Impacto e da Inovação, consolidando sua posição de liderança no debate sobre o futuro da indústria sustentável no Brasil e no mundo.