Cidades Alagoinhas - BA
Hospital Materno Infantil de Alagoinhas promove ações especiais no mês Novembro
As atividades pretendem conscientizar a população sobre o assuntoDurante todo o mês de novembro, o HMIA (Hospital Materno Infantil de Alagoinhas)...
14/11/2025 15h56
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA

As atividades pretendem conscientizar a população sobre o assunto

Durante todo o mês de novembro, o HMIA (Hospital Materno Infantil de Alagoinhas) está mobilizada em torno do Novembro Roxo, campanha mundial dedicada à conscientização sobre a prematuridade. Com o tema “Garanta aos prematuros começo saudáveis para futuros brilhantes”, a equipe do hospital tem desenvolvido diversas atividades voltadas a pacientes, familiares e colaboradores, reforçando a importância dos cuidados e da prevenção do parto prematuro.

Entre as ações realizadas estão salas de espera temáticas, com momentos de orientação e diálogo com os pacientes, palestras educativas sobre o parto prematuro e seus desafios, além de bate-papos com trocas de experiências entre mães de bebês prematuros e profissionais de saúde. Essas iniciativas têm proporcionado acolhimento, escuta e informação de forma leve e humanizada.

A unidade neonatal também recebeu uma decoração especial em tons de roxo, símbolo da campanha, criando um ambiente acolhedor e de sensibilização para todos que passam pelo setor.

De acordo com Pollyanna Nascimento, Coordenadora da unidade neonatal do HMIA, o objetivo das atividades é reforçar a importância do pré-natal de qualidade, do apoio às famílias e da atenção integral ao recém-nascido prematuro, além de informar sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a importância da prevenção do parto antecipado, do cidado adequado aos recém-nascidos prematuros e do acolhimento às famílias.

“Cada bebê prematuro traz uma história de superação. O Novembro Roxo é um momento de união e aprendizado para todos nós — profissionais, mães, pais e familiares. O Novembro Roxo surgiu para chamar atenção à realidade de milhões de bebês que nascem antes do tempo em todo o mundo e para lembrar que, com informação, cuidado e amor, é possível transformar desafios em histórias de vitória”, destaca a enfermeira.