Foi aprovado em 1ª votação o Projeto de Lei 214/25 que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o Novembro Dourado, Mês de Conscientização e Prevenção ao Câncer Infantojuvenil. A iniciativa do vereador republicano Brendo Braga tramitou na 39ª sessão ordinária.
O Novembro Dourado foi instituído em 2008, quando o dia 23 de novembro passou a ser o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil. A cor foi escolhida para lembrar que as crianças valem ouro.
Segundo o vereador, a intenção é mobilizar as famílias e a sociedade pela causa, além de divulgar os sinais e sintomas da doença. “Durante a campanha, o poder público poderá realizar ações em conjunto com entidades como palestras para conscientizar a população”, destacou.
O projeto ainda passará por mais duas votações. Se for aprovado, seguirá para sanção executiva.
CÂNCER INFANTOJUVENIL
O câncer infantil é raro e atinge uma a cada 600 crianças e adolescentes até os 15 anos de idade. Os tipos de câncer que atingem as crianças são muito diferentes daqueles que acometem os adultos.
O câncer infantil costuma ser difícil de reconhecer quando em seu estágio inicial, pois suas primeiras manifestações clínicas confundem-se com algumas doenças comuns da infância.
Além das consultas regulares ao pediatra, os pais devem estar atentos para o aparecimento de sinais e sintomas que não desaparecem, como: