A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), participou da 114° Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte (APAM-LN) e da Área de Relevante Interesse Ecológico de São Sebastião (ArieSS), na última quarta-feira (13), no Parque Natural Municipal de Juqueriquerê em Caraguatatuba.
A reunião teve como objetivo a posse dos novos conselheiros do Biênio 2025–2027. O conselho gestor da APAM-LN é composto por 24 membros, incluindo titulares e suplentes, em uma configuração paritária entre representantes do poder público e da sociedade civil. Para o poder público são destinadas 12 cadeiras, cada uma com um membro titular e um suplente.
A APM-LN é uma unidade de conservação de uso sustentável localizada no Litoral Norte, com objetivo de proteger a biodiversidade marinha e costeira, para permitir o uso sustentável dos recursos naturais, o ordenamento do turismo e a garantia da qualidade ambiental e funções sociais e culturais da região.
Nesta unidade de conservação, há o conselho gestor da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte, órgão colegiado de caráter consultivo e/ou deliberativo, que funciona por meio de gestão participativa com diálogo sobre os usos compatíveis da unidade de conservação. O conselho gestor da APAM-LN é compartilhado com a ArieSS conforme determinado pelo decreto de criação de ambas as unidades de conservação.
Representaram a Prefeitura de São Sebastião no conselho, a equipe do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento, com o titular Chefe de Divisão de Pesca, biólogo Felippe Postuma, e a suplente, Simone Monteiro, que é diretora do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento.
#PraTodosVerem:As imagens mostram um mapa detalhado do zoneamento da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte, destacando limites, regiões de uso e áreas de interesse ecológico. Em outro registro, tem imagem da reunião realizada em um espaço amplo e iluminado, onde conselheiros e participantes acompanham apresentações e debates técnicos; e, por fim, o grupo reunido do lado de fora do local do encontro, posando para uma foto coletiva em meio ao ambiente natural que caracteriza a unidade de conservação. Fim da descrição.