Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma) esteve, na manhã da quinta-feira, 20, na AgriZone, localizada na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Belém. O espaço é dedicado à apresentação de ações e iniciativas voltadas para uma agricultura mais sustentável.
Sistemas Agroflorestais, palestras, tecnologias verdes e oportunidades de parcerias e negócios são algumas das atividades desenvolvidas no âmbito da AgriZone.
Para o titular da Semma, Evandro Barros, participar do espaço ajuda a secretaria a obter expertise para dar suporte técnico aos trabalhadores do campo no que diz respeito à legislação ambiental, fortalecendo as boas práticas de produção em um centro de pesquisa de grande importância voltado para o agronegócio, como a Embrapa.
“Como Marabá é um município que também vive da produção do agronegócio, nós não poderíamos deixar de vir aqui para mostrar as potencialidades, como o cacau, mercado de carbono e tecnologia de conservação do solo, para que o pequeno, médio e grande produtor possa continuar gerando emprego e renda no campo, com tecnologias sustentáveis que busquem atender a produção e o desenvolvimento econômico, aliados à sustentabilidade e ao desenvolvimento ambiental. Com isso, a gente mantém o produtor no campo, continua gerando emprego e renda, e preservando e conservando a natureza”, ressalta o secretário.
Quem fez parte da equipe que fez a visita foi o coordenador do Departamento de Fiscalização da Semma, Mateus Rocha. Para ele, a experiência é válida por poder contribuir com uma agricultura sustentável no município, com assistência direta aos produtores para que estejam por dentro das inovações e da legislação ambiental.
“A visita foi para conhecer os projetos voltados também para a agricultura, voltados para a sustentabilidade, como biocombustíveis, SAFs, principalmente a questão do crédito de carbono, que é um assunto tão falado atualmente. E o objetivo que a gente traz para essa visita é elevar para Marabá tecnologias sustentáveis, colocar o homem do campo para ser mais ouvido e levar, principalmente, todo apoio necessário para desenvolver, seja no Cadastro Ambiental Rural, seja também no apoio à bioeconomia e à sustentabilidade”, afirma.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sávio Calvo
The post COP 30: Equipe da Semma visita AgriZone para conhecer iniciativas sustentáveis na agricultura appeared first on Prefeitura de Marabá .