O Tucunaré Marabá, prato que é uma releitura feita pelo chef Josué Richardson e que traz o peixe típico do Rio Tocantins em uma redução de tucupi e mel, foi a estrela do Cozinha Show, que faz parte da programação do Pavilhão Pará Municípios na COP 30. O espaço é uma plataforma que apresenta chefs vindos de diversas regiões do estado.
Josué Richardson conta que aprendeu a cozinhar quando estava na faculdade, obrigado pelas circunstâncias. De lá para cá, a culinária é uma parte importante de sua vida. Para a apresentação, preparou um prato representativo de Marabá.
“É o peixe feito com uma redução de tucupi e mel, que não é tão habitual, mas também fica gostoso quanto um peixe lá da orla. O item principal aqui é o peixe, que é o símbolo da nossa cidade”, explica.
Para Josué, cozinhar significa afeto e a culinária de Marabá precisa ir além e mostrar para o restante do estado seus sabores e criatividade.
“A gente deveria ter ocupado esse espaço há muito tempo. Nossa culinária é muito rica. Acho que cozinhar é entregar, compartilhar generosidade. Cozinhar é compartilhar o que a gente tem nas nossas mãos. Eu acho que servir e poder entregar e alimentar as pessoas é o que a gente tem de mais nobre. Agradecer ao povo de Marabá e dizer que a gente tem que ocupar mais esses espaços, que a gente tem o que mostrar”, reitera.
Uma das curiosidades sobre a apresentação de Josué Richardson foi que parte dos ingredientes foi adquirida de estandes de outros municípios, como farinha, mel e laranja.
Rayssa Dantas é arquiteta e mora em Castanhal. Ela foi uma das 50 pessoas que compuseram a plateia. Ela conta que tinha o desejo de acompanhar um Cozinha Show e gostou da edição com Josué Richardson, já que nunca tinha comido tucunaré.
“Achei muito boa a forma como ele explicou o prato, como ele se apresentou. Como ele mesmo fala que não é chef, mas ele traz a cozinha afetiva, culinária afetiva. Então, essa forma como ele se conecta com a comida e com a gente também foi muito bacana. Muito interessante como ele aproveitou os estandes daqui do pavilhão, pegou laranja dali, mel dali, misturou os sabores. Eu esperava outra coisa, não tinha um prato formado em mente, mas me surpreendi bastante com a proposta dele”, comenta.
O secretário de Cultura de Marabá, Genival Crescêncio, acompanhou a apresentação no Cozinha Show. Para ele, o espaço foi uma oportunidade de apresentar um dos pratos mais representativos da culinária marabaense.
“A culinária de Marabá, essa gastronomia, tem características muito fortes amazônica e indígena e nada melhor para expressar essa gastronomia nossa através do Tucunaré, que é um prato regional e muito apreciado na região. E nada melhor do que trazer para cá para que os visitantes possam apreciar esse, que sem dúvida alguma, é o cartão-postal da nossa gastronomia”, destaca.
Josué tinha também um público de Marabá acompanhando sua apresentação. Era o caso de Junimara Chaves, que participa da COP 30 e aproveitou a oportunidade para assistir ao chef no Cozinha Show.
“Muito orgulho, porque eu conheço Josué de muito tempo e venho acompanhando toda a trajetória dele. Ver hoje a desenvoltura dele, a forma que ele traz os sabores de Marabá, com toda essa mistura da nossa cultura foi assim de muita emoção, ver tudo isso, como ele vem desempenhando, levando a cozinha paraense, os sabores paraenses, não só aqui para parar, mas também num Brasil inteiro”, afirma.
Ao final da apresentação, o público presente pôde experimentar o Tucunaré Marabá.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Rapharazzo
The post COP 30: Tucunaré Marabá, prato em releitura do chef Josué Richardson, leva a culinária da cidade ao Cozinha Show appeared first on Prefeitura de Marabá .