Olhares atentos, participações para lá de animadas e muita interatividade digital marcaram a tarde de centenas de alunos da Escola Armando Nogueira, em Rio Branco, na última sexta-feira, 28. Com foco em Inovação e Tecnologia, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), realizou a estreia do projeto Tecnosfera. O objetivo é aproximar os estudantes de escolas públicas do Acre do futuro profissional a partir do entendimento das áreas.
A ação é promovida em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) e o Instituto Mercosul Amazônia (IMA). O primeiro ciclo de atividades da iniciativa voltada à promoção de oportunidades de formação digital contou com palestras que apresentaram os conceitos de tecnologia, cultura digital e ferramentas educacionais, além de dinâmicas que trabalharam as diversas possibilidades profissionais que o universo da inovação oferece no atual contexto social.
Segundo Assurbanípal Mesquita, titular da Seict, a ideia do Tecnosfera é despertar o interesse dos jovens para carreiras tecnológicas, fortalecer competências digitais e aproximar as unidades de ensino do Estado das mudanças que o mercado de trabalho passa com o surgimento de novas ferramentas. “O projeto aprofunda o mundo da tecnologia e inovação com a estratégia de fazer os alunos refletirem mais e de forma profunda sobre temas que fazem parte do dia a dia deles”, disse.
Para o chefe do Departamento de Inovações Educacionais da SEE, Anderson Melo, o projeto fortalece a política educacional do Estado ao alinhar escolas às tendências tecnológicas. “O Ministério da Educação já propõe a BNCC [Base Nacional Comum Curricular] de Computação, e isso complementa o que se trabalha em sala. É fundamental. O aluno de hoje é digital e precisa compreender que tecnologia também é caminho para profissões e objetivos de vida”, completou.
Os estudantes também puderam conhecer mais sobre os cursos do Polo Digital da Seict. Pedro Freire, presidente do IMA, destacou que é preciso mostrar que tecnologia não é apenas entretenimento ou redes sociais. “Também oferecemos acesso à plataforma Alura para quem se destacou nas atividades, com até quatro meses de cursos na área. A ideia é que os estudantes percebam que o celular e a internet podem ser ferramentas para transformar a vida deles”, afirmou.
Coordenadora de Ensino da Escola Armando Nogueira, Cristiane Damião afirmou que a iniciativa faz com que os adolescentes e jovens consigam fazer um uso qualificado das ferramentas digitais. “Eles sabem mexer em vários aparelhos, aplicativos e redes sociais, mas aqui são estimulados a usar tecnologia para aprender, pesquisar e melhorar as notas. É um projeto lúdico, pensado para a realidade deles, e que ajuda na formação e no desenvolvimento dos nossos estudantes”, avaliou.
As palestras interativas e o quiz gamificado da plataforma Educus, que permitiu participação em tempo real pelo celular, tiveram uma grande aprovação dos alunos. Eles elogiaram os conteúdos abordados na primeira parte da atividade na escola, que contemplou integrantes do 1º e 3º anos do Ensino Médio, e a forma leve de entender melhor o universo no qual eles têm familiaridade. Já o segundo momento do projeto será realizado com alunos do 2º ano na próxima quarta-feira, 3.
Maria Aparecida Félix afirmou que houve um impacto na visão que ela e os colegas têm sobre tecnologia. Esse projeto chegou em um momento decisivo. É importante demais para a gente que está terminando o Ensino Médio e pensando no futuro, que carreira vamos seguir e atuar pelos próximos anos. Gostei muito porque mostrou que tecnologia não é só TikTok e Instagram, mas um grande universo de possibilidades. Abriu os olhos para oportunidades de trabalho e estudo”.
Já Vitor Ian relatou que a dinâmica amplia o repertório e conecta a escola com o universo tecnológico em que os jovens já estão inseridos. “Aprendi novos métodos de como usar tecnologia nos estudos e na carreira, o que possibilita de nós potencializarmos o que temos de melhor. Eu gosto muito de audiovisual e percebi que a inovação tem tudo a ver com isso, está 100% integrada a essa área. É muito bom ter esse contato profundo e qualitativo dentro da escola”, finalizou ele.
The post Governo promove projeto Tecnosfera para aproximar estudantes do futuro profissional appeared first on Noticias do Acre .