Geral Governo
Governo do Maranhão encerra feiras da Agricultura Familiar com grande público na Lagoa da Jansen
Além da programação do último dia de evento, também houve festa do tetra da Libertadores ao lado da torcida rubro-negra.
30/11/2025 12h27
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

O governador Carlos Brandão visitou, neste sábado (29), a 4° Feira Nordestina e a 3° Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF), que este ano aconteceram de forma simultânea na Lagoa da Jansen. O evento reuniu, de 26 a 29 de novembro, mais de 330 expositores dos nove estados do Nordeste, fortalecendo a economia regional, gerando oportunidades e ampliando a visibilidade da agricultura familiar.

Durante quatro dias, o local recebeu milhares de pessoas em busca de produtos orgânicos, artesanato, conhecimento, música e lazer.

O público acompanhou a final do Concurso da Melhor Farinha d’Água, que reuniu inscritos de 25 municípios. A premiação distribuiu R$ 21 mil entre os vencedores e, pelo terceiro ano consecutivo, Dona Terezinha, do povoado Braço, em Barreirinhas, conquistou o primeiro lugar, emocionando o público ao receber o troféu de melhor farinha do estado. Ela dedicou o prêmio à família e à comunidade, encorajando os produtores.

"Esse título é do meu filho Renato, do meu marido José Preto, de toda a minha família e da minha comunidade de Braço. Porque esse título eu não levo para a minha casa, mas levo para a minha cidade. E quero acrescentar mais, dizendo a todos os trabalhadores e trabalhadoras: vamos nos empenhar mais, agora é hora de lutar, cada vez mais, por um produto de qualidade. Dizer que nós, mulheres trabalhadoras, que cultivamos a terra e processamos nossos produtos com amor, sempre vamos vencer essa luta", disse a tricampeã.

A programação também incluiu a entrega do Troféu Babaçu, que reconhece iniciativas e personalidades que fortalecem a agricultura familiar e o desenvolvimento rural.

"O troféu Babaçu é um dos pontos altos aqui da nossa feira nordestina, da feira maranhense da agricultura familiar. É uma forma de reconhecimento e de apoiar o trabalho que essas pessoas fazem. E quando eu falo pessoas, são pessoas físicas, mas também pessoas jurídicas, organizações sociais e públicas que atuam nesse setor para que a gente continue desenvolvendo produtos e ocupando cada vez mais o cenário da gastronomia maranhense, nordestina, brasileira e mundial", afirmou o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré.

Além da programação de premiações, cursos, exposições e venda de produtos, na saideira, os visitantes acompanharam as apresentações musicais de Roberta Miranda, Luciana Pinheiro e Victor Cena.

Na ocasião, Brandão também percorreu estandes, conversou com produtores, elogiando a integração dos estados para garantir políticas públicas de fomento ao setor. E, ao fim da agenda oficial, a noite ainda reservou um momento especial, quando o governador se juntou à multidão de torcedores para celebrar o tetracampeonato da Libertadores conquistado pelo Flamengo, que venceu o Palmeiras por 1 a 0 em Lima.

Vestindo a camisa rubro-negra, Brandão vibrou com a torcida presente na Lagoa da Jansen. Nas fotos e vídeos, o governador aparece entre secretários, amigos e familiares, entre eles, Orleans Brandão, secretário de Estado de Assuntos Municipalistas.

Nas redes sociais, Carlos Brandão escreveu: “Vitória e orgulho para toda a nação rubro-negra, com o Flamengo como primeiro time brasileiro tetracampeão da Libertadores. Parabéns ao clube e a nossa imensa torcida por uma conquista que celebra a grandeza do futebol brasileiro. Saúdo também o Palmeiras, protagonista das últimas temporadas e parte dessa história.”