O Governo do Maranhão entregou a pavimentação do trecho que liga o Povoado Santana, no Entroncamento da MA-314, à sede de São João Batista.
A estrada, com mais de 15km de extensão, recebeu investimento de R$ 29,8 milhões e vai oferecer um trajeto mais seguro, confortável e acessível para quem depende da via todos os dias.
"A estrada de Santana estava totalmente destruída e, com isso, a gente vai melhorar o escoamento da produção, transporte de pacientes através de ambulâncias e de alunos", ressaltou o Governador Carlos Brandão.
A obra, realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), incluiu serviços de terraplenagem, instalação de base e sub-base, construção de bueiros e toda a parte de drenagem para garantir o escoamento da água da chuva.
A pavimentação foi finalizada com asfalto de alta qualidade (CBUQ), que aumenta a durabilidade da estrada e melhora o desempenho no tráfego diário.
Com a nova estrada, moradores de Santana, São João Batista e comunidades próximas passam a ter melhor acesso a serviços de saúde, educação e transporte escolar.
A obra também facilita o escoamento da produção agrícola e pesqueira da região, além de reduzir o tempo de deslocamento e os custos de transporte.
Impacto que já começa a ser sentido no dia a dia: a estrada, antes marcada por dificuldades, agora oferece mais segurança e tranquilidade para quem precisa trabalhar, estudar ou vender sua produção no centro do município.
"A estrada, antes era só lama, tinha muito buraco e, hoje, está sendo entregue pelo governador. É uma obra importante para o nosso município, só temos que agradecer", disse o funcionário público e morador Izandro Mota.
O Governador Carlos Brandão também vistoriou o andamento de outras obras importantes daquela região, como a Travessia da Baixada.
"São obras muito importante para a Baixada Maranhense, começa na sede de Anajatuba até a beira do Rio Mearim. Esse trecho já está praticamente pronto. Vai ter um terminal e, de lá, vamos atravessar com a balsa até aqui, em São João Batista, com mais 30 km de asfalto até o centro da cidade", explicou Carlos Brandão - ressaltando que a proposta é reduzir em até três horas o acesso à baixada.
"É um desafio para a engenharia, porque nós estamos fazendo uma obra dentro de uma área pantanosa. É uma travessia. Ninguém acreditava nisso e fazemos para o povo chegar mais rápido às suas casas", completou o governador do Estado.
O secretário de Estado de Assuntos Munipalistas, Orleans Brandão, pontuou que a entrega atende, diretamente, diversos povoados de São João Batista, destacando que a Secretaria teve papel decisivo no processo, ao ouvir a demanda da população e encaminhar ao governador. “O municipalismo saiu do papel. Hoje, a gente realiza mais um sonho da comunidade. A estrada de Santana vira realidade. Estou muito feliz por fazer parte dessa história", afirma.
Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, "essa rodovia é uma obra importantes para a região de São João Batista, interligando povoados e promovendo desenvolvimento". Ele também integrou a comitiva que vistoriou ainda o cais do Porto da Raposa, em São João Batista.
O prefeito Mecinho considera que as melhorias estão trazendo mudanças significativas. "Vivemos o melhor momento do município, com muitas entregas e muitas obras. Não só com recursos próprios, mas também com a parceria do Governo do Estado, que estendeu a mão e tem nos ajudado a desenvolver São João Batista.”