Neste sábado, 29, foi dia de garantir mais saúde para o fim e o início de ano. Seguindo o cronograma do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizo u em todo o município o Dia D de Vacinação contra a Influenza, para ampliar a cobertura vacinal e prevenir surtos de gripe.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e rural estiveram abertas durante todo o sábado, para receber a população prioritária, que inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos, povos indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas, além de trabalhadores da saúde, educação, segurança, transporte, forças armadas, correios e portuários.
De acordo com a diretora de Atenção Básica da SMS, Ângela Assunção, a meta é alcançar 90% de imunização desses grupos.
“Neste primeiro momento, a prioridade é voltada a esse público mais vulnerável, que precisa ser imunizado o quanto antes, já que estamos chegando no inverno amazônico, onde a incidência de gripes e resfriados aumenta. Por isso, todas as nossas unidades, tanto da zona urbana quanto da zona rural, estarão preparadas para receber a população não apenas hoje, mas até fevereiro de 2026. Além disso, reforçamos que temos outras vacinas disponíveis para atualização das carteiras. É um dia importante para garantir proteção e cuidado”, destaca.
Desde cedo, a procura pelas doses movimentou as unidades de toda a rede. Para o gerente da Unidade da Vila Brejo do Meio, Pedro Henrique, durante toda a campanha, os agentes de saúde farão também a busca ativa de grupos prioritários para promover a cobertura vacinal.
“No início, foi espetacular esse primeiro momento com os pacientes, e a gente espera que, ao longo do tempo, realmente atinja a meta de vacinar o máximo de pessoas para garantir saúde à população, pois o melhor e mais fácil meio de se prevenir é se vacinando”.
A servidora da saúde Ayany Arcelly Bezerra não perdeu tempo e já garantiu o imunizante junto de sua filha, na UBS Jaime Pinto, bairro Belo Horizonte. A mãe aproveita para deixar um recado à população.
“Eu sempre trago ela todos os anos para se vacinar, pois essa rotina é essencial para manter a qualidade de vida. Como minha filha é autista, em toda campanha venho com ela para a gente se imunizar. O recado que eu deixo é que você não deixe para a última hora. Venha e garanta seu Natal e Ano Novo resguardado dessa doença”, orienta.
Para se vacinar, é necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF e/ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), além de documento que comprove o pertencimento ao grupo prioritário. A vacina é trivalente e protege contra três subtipos do vírus Influenza, responsável por causar a gripe.
Procure a UBS mais próxima da sua casa e garanta já a sua imunização.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio
The post Saúde: SMS realiza Dia D de vacinação e amplia calendário até fevereiro appeared first on Prefeitura de Marabá .