A equipe policial, que participava do projeto “MS em Ação – Segurança e Cidadania”, recebeu denúncia de que o suspeito havia agredido sua companheira e, posteriormente, perseguindo-a até a casa da filha do casal, onde havia buscado abrigo após as agressões. Segundo o apurado, o autor chegou ao local e ateou fogo na residência com as duas vítimas em seu interior, colocando-as em risco extremo de morte. Ambas conseguiram fugir poucos instantes após o início do incêndio.
O imóvel, construído de forma simples, foi totalmente consumido pelas chamas, e as vítimas perderam todos os seus pertences pessoais.
Diante da gravidade dos fatos, policiais civis lotados em Ponta Porã, juntamente com equipes da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande e com apoio da Polícia Militar, deslocaram-se até o ponto indicado como possível local de esconderijo do suspeito. Após diligências, V.P. foi localizado e detido sem oferecer resistência.
O autor foi preso em flagrante pelos crimes previstos nos arts. – 129, §13, do Código Penal (lesão corporal praticada contra mulher, em contexto de violência doméstica) e 121 c/c art. 14, II, do CP (homicídio na forma tentada).