Núcleo de Prática Jurídica da UEPG sedia último Café com Parentalidade Positiva do ano
Respeito, diálogo e acolhimento. Três palavras que resumem o evento “Café com Parentalidade Positiva no NPJ”, realizado na última sexta-feira (28)....
01/12/2025 14h32
Por: RedaçãoFonte: UEPG
Respeito, diálogo e acolhimento. Três palavras que resumem o evento “Café com Parentalidade Positiva no NPJ”, realizado na última sexta-feira (28). A ação é uma parceria entre o projeto de extensão Parentalidade Positiva na Primeira Infância (Papoprin) e o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), ambos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
O último encontro com as mães atendidas pelo NJP promoveu o diálogo e atividades lúdicas para abordar os diferentes estilos parentais. Segundo a coordenadora do NPJ, Maria Cristina Baluta, a base da PP é o respeito mútuo e o reconhecimento da criança como um sujeito de direitos.
“A Parentalidade Positiva busca um desenvolvimento saudável e equilibrado para a criança através do respeito e diálogo, visto que os comportamentos dos responsáveis têm influência no desenvolvimento emocional e social da criança. A essência da PP está na imposição de limites de forma estruturada nos pilares da conexão, afeto, respeito e disciplina, sem o uso da educação punitiva”, explica Maria Cristina.
Uma das atividades lúdicas foi o Bingo Educativo, organizado também pelos acadêmicos dos primeiros anos do curso de Direito da UEPG. “Através desta atividade lúdica e interativa, foram reforçadas as categorias mais importantes da Parentalidade Positiva, garantindo o entendimento do conteúdo de forma leve e memorável”, complementa a supervisora do Papoprin e chefe do Departamento de Direito Processual, Gisele Cristina de Oliveira.
Segundo o relato de uma das participantes, o evento foi bem proveitoso pois não conhecia a Parentalidade Positiva. “Aprender outras formas de educar ajuda no dia a dia, porque quando a gente é mãe, não tem um “manual” e acabamos repetindo a educação que recebemos”, comenta. O Papoprin e o Núcleo de Prática Jurídica são projetos multidisciplinares da UEPG que cumprem com o tripé da educação superior, o ensino, a pesquisa e a extensão pelo atendimento à população através de palestras, oficinas e assistência jurídica.
Texto: Erica Fernanda. | Fotos: Maria Cristina Baluta.