Dois estudantes da rede estadual de ensino de Minas Gerais estão representando o estado na etapa nacional do Desafio Liga Jovem, em Belém no Pará, com um projeto que alia inovação, sustentabilidade e impacto social.
Desenvolvido na Escola Estadual Padre Camargos, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o EcoHope propõe a promoção da educação socioambiental por meio de atividades práticas e de baixo custo, envolvendo estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.
A iniciativa foi conduzida pelos alunos Thiago Silva Neto, de 18, e Maria Vitória Fernandes, de 17, sob orientação do professor de filosofia Wagner Eduardo de Assis Pinto.
Educação sustentável
O EcoHope nasceu com o objetivo de aproximar os estudantes de práticas de preservação ambiental, estimulando o pensamento crítico e o protagonismo juvenil. Para isso, os idealizadores realizaram workshops com cerca de 280 alunos dos 8º e 9º anos, ensinando conceitos de sustentabilidade e conduzindo atividades como:
Segundo o professor Wagner Eduardo, o projeto ultrapassa o âmbito curricular e demonstra a força da educação pública mineira na formação de jovens cidadãos comprometidos com a transformação social.
“Maria Vitória e Tiago produziram um trabalho muito bonito e importante sobre a educação sustentável. Estar aqui representando Minas Gerais mostra que a educação vai além dos muros da escola e gera frutos para a vida deles e para a nossa também enquanto educadores”, afirmou.
De Minas à Amazônia
Após a repercussão positiva das ações dentro da escola, os estudantes decidiram inscrever o EcoHope no Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae, que reconhece soluções inovadoras voltadas a problemas reais das comunidades.
A equipe passou pelas fases regional e estadual, conquistando vaga para representar Minas Gerais na etapa nacional, realizada em Belém. Para Thiago, participar do evento tem sido uma experiência única.
“Tivemos impactos muito positivos na escola e, com esse feedback, resolvemos levar o projeto para o desafio. Estar aqui em Belém representando Minas Gerais está sendo incrível. Conhecemos pessoas novas e um ambiente muito diferente do nosso”, destacou o menino. Maria Vitória compartilha do sentimento de gratidão e reconhecimento pelo caminho percorrido, reforçando o desejo de ampliar o alcance das ações de sustentabilidade dentro e fora da comunidade escolar.