O Programa Procurando Saber, da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP), conquistou nesta quarta-feira (3) o Prêmio Innovare 2025, na categoria Advocacia, como uma prática jurídica inovadora entre mais de 700 iniciativas avaliadas por consultores do Innovare e do Datafolha. A cerimônia de premiação aconteceu no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, e reuniu representantes de instituições jurídicas de todo o país.
Criado pela PGE/SP, em conjunto com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc), o Procurando Saber é uma iniciativa inédita e totalmente voluntária que leva procuradores do Estado para dentro das salas de aula da rede pública. Com uma abordagem acessível, por meio de jogos, dinâmicas lúdicas e bate-papos, o programa estimula o pensamento crítico dos jovens e os aproxima do funcionamento do Sistema de Justiça.
“Conquistar esse prêmio significa o reconhecimento e visibilidade a uma prática transformadora, uma prática desencastela o procurador do Estado e que transforma, porque conecta e conecta porque ocupa o território onde a vida acontece” , destaca a procuradora geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra.
Segundo Inês Coimbra, em 2026 o Procurando Saber vai chegar à Fundação Casa, que já recebeu um projeto-piloto com a participação de 15 jovens. Além da Seduc, o programa também contará com parceria da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil), para aulas com foco na educação ambiental de jovens da rede estadual de ensino. A PGE/SP também assinou um termo de cooperação técnica com a Procuradoria Geral do Estado do Mato Grosso do Sul para implementação do modelo do programa.
Todas as práticas deferidas nesta edição do Prêmio serão incluídas, no primeiro semestre de 2026, no Banco de Práticas do Instituto Innovare.
O Prêmio Innovare é uma premiação anual criada, há mais de 20 anos, pelo Instituto Innovare que reconhece e divulga práticas transformadoras do sistema de justiça brasileiro. O objetivo é eliminar gargalos, reduzir burocracia, simplificar procedimentos e tornar suas atividades cotidianas eficientes e mais gratificantes.
A premiação é uma realização do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Advocacia Geral da União, de associações jurídicas e conselhos de justiça do país e tem o apoio do Grupo Globo.