O Corpo de Bombeiros de São Paulo intensifica a partir deste mês a Operação Praia Segura em cidades do litoral paulista. A ação conta com o reforço do efetivo, que além dos bombeiros, inclui guarda-vidas temporários (GVTs) contratados pelos municípios e mais de 500 novos profissionais admitidos para ampliar o efetivo do Corpo de Bombeiros.
A operação, que se estenderá até março, também envolve o emprego de viaturas, embarcações, equipamentos e outros meios operacionais destinados à proteção da população no litoral de São Paulo.
Aproximadamente mil profissionais, entre bombeiros e guarda-vidas temporários municipais e estaduais, estão empenhados na proteção dos banhistas e na prevenção de afogamentos.
“A expectativa é de que o litoral paulista receba milhões de banhistas ao longo da temporada de verão”, afirmou a capitão Karoline Burunsizian, do Corpo de Bombeiros.
A operação contará ainda com o apoio do Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM), que atua de forma integrada ao Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar). Helicópteros posicionados estrategicamente ampliam a capacidade de resposta em ocorrências de afogamento, buscas, resgates e monitoramento de áreas de risco.
Os guarda-vidas temporários que atuam junto ao GBMar receberam instruções teóricas e práticas em Educação Física, Natação Aplicada, Noções de Oceanografia, Prevenção e Salvamento Aquático, Técnicas Básicas de Recuperação de Afogados e Relacionamento com o Público.
Homens e mulheres com mais de 18 anos foram selecionados em processo realizado no início de novembro, avaliados por meio de provas de corrida e natação que atestaram o condicionamento físico e a aptidão técnica necessária ao exercício da função.