O Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), entregou nesta quarta-feira, 3, a nova sala diagnóstica cardiopulmonar ergoespirométrico no Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV). O equipamento, de tecnologia avançada, avaliado em mais de R$ 500 mil, é o primeiro aparelho disponível na rede pública de saúde e permitirá avaliar, com precisão, o funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório durante o esforço físico.
A primeira-dama e secretária da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou que essa é mais uma entrega importante do Governo do Estado. “Estamos inaugurando o primeiro exame desse tipo na rede estadual, ampliando o acesso a procedimentos decisivos para a saúde dos pacientes. Também tivemos inúmeros avanços como o acesso ao canabidiol, a distribuição de mais de cinco mil cadeiras de rodas e, em breve, a entrega do Hospital do Câncer. São iniciativas que impactam diretamente na vida da população e reforçam o compromisso da gestão em ampliar o cuidado, a proteção e a dignidade dos sergipanos”, frisou a secretária.
Com o equipamento, será possível monitorar o paciente durante o exercício, incluindo eletrocardiograma, pressão arterial e oximetria de pulso. O aparelho conta ainda com um analisador de gases metabólicos, que avalia em tempo real a troca de oxigênio e gás carbônico por meio de uma máscara acoplada à boca. Dessa forma, o aparelho fornece dados precisos sobre o desempenho dos sistemas cardiovascular e respiratório em situação de estresse físico.
Para o secretário executivo da SES, George Trindade, que esteve presente representando o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, a chegada do equipamento é um avanço para a rede pública de saúde. “É um procedimento pioneiro na rede estadual, onde passaremos a oferecer um exame de alta precisão, essencial para avaliar a capacidade cardiopulmonar dos pacientes, ampliando a capacidade diagnóstica e qualificando ainda mais os serviços”, destacou George.
Benefícios
O exame é considerado essencial para pacientes com insuficiência cardíaca, pois permite avaliar a evolução do quadro clínico, identificar marcadores que orientam o prognóstico e é obrigatório nos casos em que há indicação de transplante. Além disso, tem papel decisivo na reabilitação, já que orienta a prescrição personalizada de exercícios.
“Na prática, o procedimento funciona como um teste de esforço convencional, porém com o uso de uma máscara que analisa os gases eliminados durante a atividade física, enquanto o paciente é monitorado por eletrocardiograma e aferição contínua da pressão arterial”, explicou a cardiologista Milena Barros.
O diretor do CER IV, André Lucas Lima da Silveira, celebrou a nova conquista na unidade. “Com a oferta desse serviço na rede pública, Sergipe passa a disponibilizar um exame de alta complexidade que qualifica o diagnóstico e o acompanhamento clínico, garantindo um cuidado mais preciso e seguro para os nossos sergipanos”, ressaltou.
Outras entregas
Na ocasião, também foram entregues cadeiras de rodas, de banho e aparelhos auditivos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as pacientes está Rebeca Caroline Barros, 21 anos, que visitou o CER IV para retirar sua cadeira de rodas. Para ela, a iniciativa tem mudado a vida das pessoas que não têm condições de adquirir uma cadeira tão qualificada. “Essa entrega significa muito para nós cadeirantes, pois dá mais liberdade, independência e qualidade de vida. Sou muito grata ao Governo do Estado por tudo que vem sendo feito desde a entrega das cadeiras, atendimento profissional, equipe de fisioterapia que tem sido de qualidade”, contou.
A dona de casa Mariluce Rosa dos Santos retirou na unidade o aparelho auditivo oferecido pela gestão estadual. Para ela, a entrega do dispositivo vai melhorar as atividades do dia a dia. “Estou muito feliz por poder retirar meu aparelho auditivo. Isso vai fazer uma diferença enorme no meu dia a dia, principalmente para me comunicar melhor com minha família. Esperei por esse momento e agradeço muito por ter esse atendimento. Agora, vou poder ouvir bem novamente e ter mais qualidade de vida”, avaliou.