A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) fortalece o combate ao uso de drogas entre crianças e adolescentes por meio dos programas Elos – Construindo Coletivos e #Tamojunto, ambos propostos pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O programa Elos – Construindo Coletivos é voltado para alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental, anos iniciais. Já o #TamoJunto é realizando com os alunos do 8º ano do ensino fundamental, anos finais.
Nesta segunda-feira, 1º, foi realizado um encontro com pais e responsáveis do programa Elos na Escola Anita Garibaldi, localizada no bairro Quinze, região do Segundo Distrito de Rio Branco. Já na terça, 2, o encontro foi na Escola José Chalub Leite, no bairro Areal.
Já na próxima sexta-feira, 5, a equipe do programa #Tamojunto se reúne com pais e responsáveis pelos alunos da Escola Carlos Vasconcelos, também no bairro Quinze. “Esses programas têm como finalidade proteger o presente e o futuro das nossas crianças e adolescentes nas comunidades”, explica Hélio Guedes, do Centro de Formação dos Servidores da SEE.
Esses programas estão sendo implementados em dez escolas da capital. O #Tamojunto é composto por 12 aulas inseridas no currículo escolar e tem três oficinas direcionadas às pessoas responsáveis pelos estudantes e também à comunidade em geral.
Já o programa Elos – Construindo Coletivos é uma atividade lúdica focada no desenvolvimento de habilidades sociais e que propõe interações harmônicas e cooperativas entre os estudantes e entre os estudantes e professores, além de promover relações de respeito e afeto entre as crianças.
“Trata-se de duas metodologias propostas pela Senad, em parceria com Estados e Municípios, para trabalhar a prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas e a prevenção da infância e da adolescência”, informa Hélio Guedes.
Psicóloga da Divisão de Psicologia do Departamento de Formação e Assistência Educacional (Defae) da SEE, Sirlene Cavalcante relata que os encontros do Programa Elos – Construindo Coletivos servem sobretudo para fortalecer a cooperação e os vínculos familiares: “Verificamos que os pais precisam se aproximar mais das escolas”.
Os encontros nas escolas Anita Garibaldi e José Chalub Leite são o terceiro realizado, com o tema da cooperação e do fortalecimento de vínculos familiares, e têm a duração de 50 minutos. Simultaneamente, são realizadas atividades lúdicas com os alunos.
“Depois, há um encontro coletivo, para que se possa fazer reflexões com os pais e juntos fortalecer as relações parentais, em que os pais experimentam na prática esse fortalecimento familiar com as crianças, por meio do respeito, da cooperação e das emoções”, conta.
Segundo Sirlene, as dez unidades escolares onde foram realizados os encontros do programa eram de Rio Branco, mas no ano que vem a meta é chegar também às escolas do interior.
Para a coordenadora pedagógica da José Chalub Leite, Francisca Dantas, o encontro Elos – Construindo Coletivos tem sido fundamental para que os alunos aprendam a respeitar as regras, seja na família, seja em sala de aula.
“Estou muito feliz com esse projeto aqui na escola, que nasceu de dois carros-chefes, que são educação e saúde. Houve formação para os professores, para os coordenadores e isso tem sido um grande diferencial, porque a nossa escola precisa muito dessa parceria”, disse.
O programa, ainda segundo a coordenadora, ajuda os alunos a obedecerem professores e pequenas regras. “Então, eles vão para a sociedade e vão saber que, em qualquer lugar, irão precisar obedecer, aprender as regras de convivência, e isso combina com uma das nossas disciplinas que é o protagonismo”, explica.
Em relação aos resultados do programa, Francisca destaca o fato de serem de longo prazo: “Mas já é possível observar efeitos em sala de aula, de alunos com os colegas e também na hora do almoço. Eles ficam mais atentos às regras da escola e isso ajuda muito”, frisou.
Rosiane Leite é mãe do estudante Pedro Henrique da Silva, do 4º ano do ensino fundamental, anos iniciais. Segundo a genitora, o filho “tem melhorado bastante”.
E complementa: “Muitas vezes, são coisas tão simples que a gente não para um pouco para dar atenção para o nosso filho por conta de uma correria bastante cansativa e tudo são detalhes, são coisas simples e que fazem toda a diferença na vida dos nossos filhos”.
Rosiane avalia positivamente os encontros. “Tem sido maravilhoso, e isso é muito importante na vida dos nossos filhos. Realmente melhorou muito a nossa aproximação; meu filho até falou ‘mãe como a senhora está diferente, está parando para me ouvir’”, contou.
Já Pedro Henrique diz que, a partir dos encontros, tem se sentido uma pessoa diferente: “A gente melhora tanto dentro da sala de aula como fora; sinto que estou melhorando o meu comportamento”.
The post Educação do Acre fortalece combate ao uso de drogas com programas Elos e #Tamojunto appeared first on Noticias do Acre .