Cultura São Sebastião - SP
Fundass recebe Selo ‘Amigo da Pessoa com TEA’ por projeto de inclusão nas Oficinas Culturais
A Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass) foi contemplada com o Selo ‘Amigo da Pessoa com TEA’, concedido pela Secretaria de ...
04/12/2025 22h17
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP

A Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass) foi contemplada com o Selo ‘Amigo da Pessoa com TEA’, concedido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD). O reconhecimento destaca o projeto ‘Processo de Inclusão da Pessoa com Deficiência nas Oficinas Culturais de São Sebastião: Coparticipação, Equidade e Cidadania’, desenvolvido pela Fundass.

Lançado em setembro, o Selo tem como objetivo valorizar empresas, instituições públicas e Organizações da Sociedade Civil de todo o estado de São Paulo que promovem ações e projetos voltados à inclusão e à valorização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Fundass foi selecionada entre 112 iniciativas inscritas, após avaliação do comitê gestor do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA). Nos critérios analisados estavam relevância da iniciativa para o público com TEA; grau de acessibilidade e inclusão; potencial de replicabilidade; sustentabilidade da ação e clareza e consistência das informações prestadas.

Comprometida em garantir o acesso à arte e à cultura, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundass, mantém o Projeto Oficinas Culturais, que oferece atividades voltadas à difusão cultural, formação de plateia e inclusão social. O programa atende pessoas de 1 a 85 anos, incluindo idosos, adultos, jovens, crianças e pessoas com deficiência.

Atualmente, 49 pessoas com TEA participam das Oficinas Culturais. A maior parte dos participantes é composta por adultos de 18 a 59 anos, que representam38%do total. As demais faixas etárias também estão presentes de forma significativa: 24,4% têm entre 4 e 6 anos, 20% têm entre 7 e 11 anos, 13,2% estão na faixa de 12 a 17 anos e 4,4% são pessoas com mais de 60 anos.

A Fundass mantém ainda parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e do Idoso, que oferece cursos de formação, vivências, orientações e encaminhamentos. Ao longo dos anos, foram promovidas formações com especialistas renomados nas áreas de Transtorno do Espectro Autista, Acessibilidade Atitudinal e Educação Anticapacitista, além de profissionais da Secretaria de Saúde e da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso, capacitando em média 80 pessoas por ano.

Os resultados do projeto têm contribuído diretamente para o aprimoramento das políticas públicas de cultura no município, garantindo condições adequadas de trabalho, sinalização inclusiva, além de recursos pedagógicos e humanos qualificados. A formação continuada tem sido fundamental para ampliar o olhar sobre o processo de inclusão, assegurandoacesso, permanência e participação ativadas pessoas com TEA nas atividades culturais, envolvendo famílias, aprendizes, bolsistas e funcionários da Fundass.

Entre os avanços observados nos participantes com TEA, destacam-se melhorias em diversos aspectos, como comportamento social, emocional, corporal e intelectual; evolução na comunicação; maior interação em diferentes ambientes; estímulo à criatividade; ampliação do repertório cultural; e o fortalecimento do sentimento de pertencimento ao grupo.

Participação na ExpoTea

A equipe de coordenação das Oficinas Culturais da Fundass e funcionários do Teatro Municipal também participaram da ExpoTEA 2025, que ocorreu em São Paulo. O evento é considerado o maior encontro de inclusão e neurodiversidade da América Latina, reunindo famílias, profissionais, empresas e toda a comunidade TEA em um ambiente acolhedor e transformador.

As servidoras públicas tiveram a oportunidade de participar palestras, workshops, exposições e experiências imersivas que celebram o florescer de uma sociedade mais inclusiva, além de novidades do setor.

A participação também reforça o compromisso da Fundass com a formação continuada e com a construção de práticas cada vez mais sensíveis, qualificadas e alinhadas às necessidades das pessoas com TEA, essencial para atualizar conhecimentos, fortalecer políticas públicas e garantir que as ações culturais do município avancem com ainda mais equidade. 

 

#PraTodosVerem:Sequência de fotos mostrando equipes e representantes de São Sebastião participando da ExpoTEA 2025 e da cerimônia de entrega do Selo Amigo da Pessoa com TEA. As imagens mostram grupos posando em frente aos painéis do evento, o público assistindo à programação e os premiados segurando certificados e troféus. Fim da descrição.