Saúde Piauí
Sesapi inicia atendimentos com pacientes de Teresina para detecção precoce de câncer
A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) iniciou, nesta sexta-feira (5), as consultas de triagem do Projeto para a Realização de Atendimentos Médico...
05/12/2025 17h31
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) iniciou, nesta sexta-feira (5), as consultas de triagem do Projeto para a Realização de Atendimentos Médicos Especializados Itinerantes de Rastreamento e Diagnóstico Precoce dos Cânceres de Pele, Próstata e Colo do Útero (Amei) destinadas aos moradores de Teresina. Os atendimentos seguem até domingo (7), no ambulatório do Hospital da Polícia Militar (HPM), na zona sul da capital.

“Esse é um projeto que já vem sendo realizado em todo o Piauí e hoje está sendo iniciado para os moradores de Teresina. O objetivo é realizar o diagnóstico precoce de alguns tipos de câncer que são muito prevalentes na nossa população”, destacou Anderson Dantas, diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi.

Ao todo, serão ofertadas 2.100 consultas, sendo 900 de dermatologia, 600 de urologia e 600 de ginecologia, destinadas aos teresinenses. Os atendimentos foram disponibilizados pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina e migrados para o Sistema Regula Piauí. Um dos pacientes beneficiados foi Domingos Plácido, morador do povoado São Vicente, na zona rural da capital, que se consultou com um dermatologista.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

“A médica do postinho de saúde me deu o encaminhamento para o dermatologista e vim. É uma boa iniciativa, pois às vezes demora para conseguir uma consulta, mas aqui foi rápido. O médico me passou um curativo para colocar em uma cicatriz que eu tenho e que coça muito. O atendimento foi ótimo, gostei muito”, relatou o paciente.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Já Vicença Silva, moradora do bairro Promorar, recebeu atendimento ginecológico. “Eu vim retirar um pólipo, uma cirurgia simples. O atendimento foi ótimo, tanto fora do consultório como da médica também. O procedimento foi rápido e deu tudo certo. Espero que o resultado seja bom para que, depois, eu faça a cirurgia”, contou a paciente.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

O atendimento também foi elogiado por Silvestre Oliveira, morador do bairro Pedra Mole. “Me consultei com o urologista e ele me encaminhou para a cirurgia. O atendimento foi ótimo desde a hora em que cheguei. Recomendo esse serviço, sem dúvida nenhuma. O médico foi excelente e realizou um ótimo atendimento, com muito respeito”, disse o paciente.

Os pacientes que precisarem de exames diagnósticos, como exames e biópsias, serão atendidos na segunda fase do projeto, nos dias 19, 20 e 21 de novembro. “Os pacientes que tiverem manifestação clínica suspeita para algum desses tumores já sairão com os exames e biópsias agendados para essas datas”, concluiu o diretor da Unidade de Descentralização.

Foto: Reprodução/Secom Piauí