Agricultura Piauí
SAF inicia distribuição de sementes crioulas a agricultores familiares para o ano-safra 2025/2026
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), por meio do Programa de Valorização da Agricultura Familiar, iniciou a distribuição de sementes a agric...
06/12/2025 16h30
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), por meio do Programa de Valorização da Agricultura Familiar, iniciou a distribuição de sementes a agricultores de todo o Piauí. Entre as variedades trabalhadas estão as sementes crioulas. Ao todo, serão destinados 80 mil kg desses insumos nos 12 territórios do estado, atendendo os 224 municípios piauienses.

A iniciativa busca melhorar a produtividade no campo, reduzir custos e promover a produção de alimentos saudáveis. Estão sendo distribuídas sementes de milho, feijão, fava e arroz.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Sementes crioulas de feijão e fava também são entregues (Foto: Roberto Araujo)

Antônio José Pereira, diretor de Agroecologia e Agricultura Periurbana da SAF, explica como funciona o processo de distribuição das sementes crioulas. “Essas sementes estão sendo adquiridas por meio das casas de sementes, que são os produtores fornecedores e guardiões das variedades de feijão, arroz, fava e milho. Após essa aquisição, a SAF realiza a distribuição para os agricultores familiares por meio de entidades da sociedade civil, como Fetag, Cerac, Cáritas, entre outras”, afirma o gestor.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

As sementes crioulas têm grande importância para a biodiversidade e para a agroecologia, pois são variedades historicamente cultivadas pelos agricultores, preservando sua genética original, sem modificações ou uso de produtos químicos. Além disso, mantêm vivo um sistema tradicional de produção.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
SAF inicia distribuição de sementes crioulas (Foto: Roberto Araujo)

Na comunidade indígena Nazaré, localizada em Lagoa do São Francisco, funciona uma casa de sementes responsável por parte dessas doações. O espaço foi financiado pela Obra Kolping Estadual do Piauí (OKE-PI). O cacique Henrique Manoel, responsável pelo local, destaca a importância do trabalho.

“A gente vem guardando as sementes crioulas e distribuindo para a comunidade no período de plantio, além de vender para a SAF, que repassa para outras comunidades. Essa distribuição é importante porque fortalece a cultura das sementes crioulas, que eram plantadas pelos nossos antepassados. Muitas comunidades deixaram de plantar porque não tinham acesso às sementes, e agora estamos torcendo para fortalecer novamente essa cultura”, relata o indígena.

Distribuição de sementes

Além das sementes crioulas, a SAF também está distribuindo sementes tradicionais. Ao todo, estão sendo entregues 250 toneladas de sementes convencionais de milho e feijão, além das 80 toneladas de sementes crioulas.

A SAF também se prepara para iniciar a distribuição de mudas de caju e palma forrageira, totalizando um investimento de R$ 9 milhões para o ano-safra 2025/2026.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Sementes crioulas de milho estão entre as variedades entregues pela SAF (Foto: Roberto Araujo)