Saúde São Sebastião - SP
Prefeitura intensifica combate à dengue e inicia nova fase de vistorias na Costa Sul
A Prefeitura de São Sebastião deu início nesta primeira semana de 2026 à primeira grande ação de combate à dengue na Costa Sul do município. Por me...
07/01/2026 21h10
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP

A Prefeitura de São Sebastião deu início nesta primeira semana de 2026 à primeira grande ação de combate à dengue na Costa Sul do município. Por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), equipes de agentes de endemias começaram a realizar a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), um importante trabalho de vistoria em imóveis para identificar focos do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, zika e chikungunya, reforçando a prevenção logo no começo do ano.

O objetivo da ação é inspecionar imóveis para coletar larvas e pupas do mosquito Aedes aegypti, calcular os índices de infestação e identificar possíveis criadouros. A Avaliação de Densidade Larvária (ADL) orienta as estratégias de prevenção e de combate ao vetor, sendo um dos principais indicadores para a saúde pública.

O trabalho teve início nesta terça-feira (06/01), na Área 5, em Boraceia, na Costa Sul do município. Nesta quarta-feira (07/01), as equipes de agentes de endemias atuam em Juquehy, também na Costa Sul, dando continuidade ao procedimento.

Após a etapa em Juquehy, as equipes seguem para Cambury, onde prosseguirão com as ações. O coordenador-geral de Combate a Endemias, Plínio Ricardo Bueno, informou que, na região central do município, será realizada uma ação de bloqueio para prevenção de novos criadouros. “Ao longo do ano, são realizadas cinco ADLs, nos meses de janeiro, maio, julho, outubro e novembro, conforme a situação epidemiológica”, explicou.

De acordo com o Ministério da Saúde, a avaliação é realizada por meio de visitas a imóveis previamente sorteados em quarteirões específicos, que delimitam cada área de atuação. Durante as vistorias, os agentes de endemias inspecionam recipientes que possam acumular água, como pneus, vasos de plantas e caixas-d’água.

Os resultados são classificados nas seguintes categorias: satisfatório (até 1,0%), alerta (de 1,1% a 3,9%) e alto risco (acima de 4,0%).

 

#PraTodosVerem:São Sebastião iniciou nesta semana a realização da primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano. Fim da descrição.