Com o objetivo de impedir o avanço de construções irregulares, loteamentos clandestinos e a supressão ilegal de vegetação, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), realizou, ao longo de 2025, 40 ações conjuntas com a Polícia Municipal, Polícia Ambiental, Polícia Civil e a Fundação Florestal. As operações resultaram em 239 desmontes de estruturas irregulares e 89 embargos.
Os números demonstram o fortalecimento das ações preventivas e de fiscalização voltadas ao combate às ocupações irregulares, desmatamentos e práticas de grilagem em todo o território do município.
As operações ocorreram nas três regiões da cidade — Região Central, Costa Sul e Costa Norte — com apoio permanente da Secretaria de Segurança (Segur) e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), além das demais forças de segurança envolvidas. Das 40 operações realizadas, 33 ocorreram na Costa Sul, cinco na Costa Norte e duas na Região Central.
A gestão municipal reforça que continuará atuando de forma rigorosa e integrada para preservar áreas de interesse ambiental, evitar riscos à população e garantir o controle do uso e da ocupação do solo. As denúncias podem ser registradas pelos canais oficiais da Prefeitura ou pelos telefones 153 e 3892-6000. Em 2025, o Departamento de Fiscalização Ambiental recebeu 1.023 denúncias e aplicou 480 multas em diferentes tipos de infrações.
O Departamento de Fiscalização Ambiental da Semam é responsável por assegurar o cumprimento da legislação ambiental, por meio de duas divisões de atuação: Centro/Costa Norte e Costa Sul. Seu trabalho tem como finalidade proteger os recursos naturais, conservar a biodiversidade e contribuir para a qualidade de vida da população.
#PraTodosVerem:As fotos registram uma ação de fiscalização ambiental em São Sebastião, SP. Na primeira, um policial municipal observa um homem agachado em meio à mata densa com vegetação suprimida. A segunda mostra em detalhe o caderno de legislações e um auto de infração do SEMAM. Na terceira, uma mulher escreve em documentos oficiais apoiados sobre o capô de uma viatura da Polícia Municipal. Fim da descrição.