Na última quarta-feira (7/1), o técnico das equipes de basquete do Wolves São Sebastião, James Alexandro Lopes de Oliveira, 38 anos, e o ala Felipe Gabriel Nascimento de Oliveira, 15 anos, seu filho, encerraram a participação na seleção brasileira Sub-16 durante a 10ª Copa José Órdenes de Basquete, realizada na comuna de Puente Alto (Santiago), no Chile. A equipe brasileira terminou a competição na 6ª colocação, entre 20 agremiações.
A seleção foi formada pela Liga Desportiva Paulista (LDP) e, ao longo do torneio, mais sete atletas das categorias de base do basquete de São Sebastião integrarão as seleções Sub-14, Sub-18 e Sub-22, que seguem em competição até o dia 31 de janeiro.
James destacou que, apesar de não ter conquistado um lugar no pódio, a oportunidade de viajar para fora do país e representar São Sebastião e o Brasil foi a realização de um sonho. “Essa convocação representa o resultado de um trabalho construído com muita disciplina, dedicação e união entre atletas, comissão técnica e familiares. Nem consigo acreditar que fui convocado junto com o meu filho, um jovem da Topolândia, como tantos outros, para um torneio internacional desse nível. É algo surreal, principalmente diante das dificuldades que enfrentamos no dia a dia. Tudo isso é um sinal de que nosso projeto está no caminho certo”, afirmou James.
Já Felipe ressaltou que representar o Brasil e São Sebastião no Chile foi uma experiência inesquecível. “Saber que estava realizando o sonho de muitas pessoas foi o que mais me motivou a dar o meu melhor em quadra. Infelizmente, não voltamos com o título, mas tenho certeza de que esse campeonato internacional foi um avanço na vida de todos os atletas brasileiros. Sou muito grato por essa oportunidade tão importante”, completou o ala.
As convocações são resultado do excelente desempenho das equipes da Associação de Desporto Amador da Topolândia (ADAT), em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, nas competições da LDP. O município garantiu vagas nas semifinais das categorias Sub-14, Sub-16 e Sub-22 masculino, final na Sub-17 feminino e disputa do terceiro lugar na Sub-15 masculino, consolidando o basquete sebastianense como uma das forças da competição estadual.
Esta foi a primeira vez que a LDP recebeu o convite para participar do torneio, sendo São Sebastião a única cidade com atletas convocados em todas as categorias. Além disso, a seleção formada pela LDP é a única representante do Brasil na competição.
A delegação é composta por 60 integrantes, sendo 48 atletas, 12 técnicos e dirigentes da liga, reunindo os principais destaques do basquete de base.
10ª Copa José Órdenes de Basquete
A Copa José Órdenes de Basquete chega à sua décima edição em 2026. O torneio é organizado pela Asociación de Básquetbol Puente Alto Cordillera, sediada em Puente Alto, na Região Metropolitana de Santiago, no Chile.
O nome do torneio homenageia o legado do importante dirigente e formador chileno Fernando José Órdenes Escobar, carinhosamente conhecido como “Tata” José, figura central para o desenvolvimento do basquete na região.
Entre as equipes confirmadas estão: Alma Azul, Boston College, Puente Alto CD, CSD Colo-Colo, Providencia Basket, AST American Style Training, Básquet Llolleo, CDV Menores, Truenos Talca, Abtemuco, CD Las Ánimas, Quilpué Básquetbol, San Luis Básquet, Sokol Antof e CD Jorge Meneses.
Com o término da categoria Sub-16, no dia 10 de janeiro entram em quadra as equipes Sub-14. As categorias Sub-18 e Sub-22 iniciam suas disputas no dia 26 de janeiro.
Atletas sebastianenses convocados:
Sub-14
Ytalo Ferreira Santos
Sub-16
Felipe Gabriel Nascimento de Oliveira
Sub-18
André Siqueira Valenzuela
Sub-22
Victor Eduardo Martinez
Matheus Motta
Antônio Felipe
Samuel Mendonça
João Vitor
Comissão técnica
James Alexandro Lopes de Oliveira — técnico Sub-16
David Henrique Malafaia Bomfim — técnico Sub-16 (não participou do evento por compromissos pessoais)
Projeto
Iniciado em 2019, o projeto é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes, e tem como principal objetivo promover o esporte, especialmente o basquete, além de contribuir para o desenvolvimento motor, físico e mental de crianças e adolescentes. Atualmente, atende 70 alunos, com idades entre 8 e 15 anos.
As aulas acontecem em diferentes espaços do município: noGinásio Municipal José de Souza Gringo (Gringão), às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h às 21h; naÁrea de Lazer do Itatinga, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h; naQuadra Poliesportiva do bairro Cigarras, às segundas e sextas-feiras, das 18h às 20h; e noCentro Comunitário Mário Cândido de Oliveira (Morro do Abrigo), às terças e quintas-feiras, das 8h às 10h e das 15h às 17h.
Para inscrições, os pais ou responsáveis devem procurar a sede da ADAT, na Área de Lazer do Itatinga, à Rua Francisco Brum do Canto, s/n.
Informações: (12) 98167-5114 | adatwolves@hotmail.com
#PraTodosVerem:imagens das equipes ADAT Wolves São Sebastião durante as competições. As fotos mostram lances de habilidade dentro das quadras e disputas de bola, em um ginásio fechado. Os atletas utilizam camisetas regatas brancas com detalhes em preto e amarelo. Fim da descrição.