Geral Governo
Capacitação da SAF marca início das atividades a campo com beneficiários de cisternas no Maranhão
As rodadas de capacitação correspondem à 1ª etapa das ações previstas e envolvem quatro eixos estruturantes fundamentais para o fortalecimento da a...
15/01/2026 22h31
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), iniciou as atividades a campo deste ano com a realização de capacitação voltada para agricultores familiares beneficiados com Cisternas Familiares de 16 mil litros.

As ações estão sendo desenvolvidas nos municípios de Aldeias Altas e Coelho Neto, na região de Timbiras, e seguem ao longo de toda esta semana, com acompanhamento direto da equipe técnica da SAF.

As rodadas de capacitação correspondem à 1ª etapa das ações previstas e envolvem quatro eixos estruturantes fundamentais para o fortalecimento da agricultura familiar: associativismo e cooperativismo, acesso a mercados institucionais, acesso ao crédito rural e implantação de quintais produtivos agroecológicos.

O objetivo é preparar os agricultores para uma produção mais organizada, sustentável e com maior capacidade de geração de renda.

Para o agricultor familiar beneficiado Acácio Filho, a iniciativa é essencial para o fortalecimento coletivo dos produtores. “A capacitação é muito importante para nós porque faz com que a gente busque trabalhar via associativismo e cooperativismo. Isso é de suma importância pra gente”, destacou.

De acordo com o secretário adjunto da SAF, Ivaldo Coqueiro, a formação também aborda temas estratégicos para o fortalecimento da agricultura familiar. “A capacitação destaca a busca de recursos financeiros no mercado brasileiro e nas agências bancárias, além da discussão sobre a comercialização da produção. Neste primeiro momento, estamos capacitando a população para que, posteriormente, possamos implementar políticas mais exitosas voltadas à produção, ao investimento e até mesmo à ampliação do acesso às cisternas, especialmente para a comunidade de Coelho Neto”, afirmou.

Outro agricultor familiar, Delmar de Sousa, ressaltou os impactos positivos da ação e agradeceu o apoio recebido. “Quero agradecer ao Governo do Maranhão, à equipe do Sindicato e à equipe da SAF. É muito bom para nós agricultores familiares desenvolvermos a produção na área de casa e no quintal com as cisternas”, disse, aproveitando para convidar outros produtores a participarem. “É uma oportunidade que só vem para o bem de todos nós”, completou.

A secretária adjunta da SAF, Marileide Costa, destacou que a capacitação técnica, organizacional e socioeconômica promovida pela Secretaria tem foco no acesso a mercados públicos e privados, no fortalecimento de quintais produtivos agroecológicos e na formação para o associativismo e o cooperativismo. “O objetivo é garantir que os agricultores beneficiados alcancem uma produção alimentar melhor, agroecológica e sustentável em seus territórios, gerem renda e garantam impactos grandiosos na qualidade de vida de seus familiares", pontuou.

Um importante destaque é que as ações de capacitação e implantação de tecnologias sociais de acesso à água fazem parte de proposições eleitas por meio da participação popular, durante as audiências do Orçamento Participativo, realizadas nos territórios, e também por votação popular na Plataforma Participa MA, no ano de 2024.

Como resultado desse processo democrático, duas regiões - Delta do Parnaíba e Timbiras - foram contempladas com recursos financeiros do Governo do Estado para a execução das ações do Orçamento Participativo 2024. Ao todo, seis municípios serão beneficiados: Araioses, Aldeias Altas, Caxias, Coelho Neto, Magalhães de Almeida e São Bernardo. Cada município receberá 73 Cisternas Placas Familiares de 16 mil litros, destinadas a agricultores familiares.

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar segue firme no compromisso de fortalecer a agricultura familiar maranhense, garantindo a execução de ações e projetos que promovem segurança hídrica, produção sustentável, geração de renda e melhoria da qualidade de vida no campo.