Geral Marabá - PA
Saúde: Divisa reforça fiscalização e orientação em Marabá após alerta da Anvisa sobre fórmulas infantis da Nestlé Brasil
A Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) de Marabá intensificou, nos últimos dias, ações de fiscalização e orientação em estabelecimentos comerci...
16/01/2026 11h43
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Marabá - PA

A Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) de Marabá intensificou, nos últimos dias, ações de fiscalização e orientação em estabelecimentos comerciais do município após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a proibição da venda e distribuição de determinados lotes de fórmulas infantis fabricadas pela Nestlé Brasil. A determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi formalizada por meio da Resolução-RE nº 32, de 6 de janeiro de 2026, que pode ser acessada no final do texto.

A medida é preventiva e tem como objetivo proteger a saúde da população, especialmente crianças, diante do risco de contaminação por uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.

De acordo com a Anvisa, a própria Nestlé identificou a presença da toxina cereulide em produtos oriundos de uma fábrica localizada na Holanda e comunicou o fato ao órgão regulador. A partir disso, foi determinada a proibição da comercialização, distribuição e uso dos lotes afetados em todo o território nacional, além do início de um recolhimento voluntário.

Em Marabá, a Divisa atuou de forma imediata para verificar se os produtos listados pela Anvisa haviam sido recebidos ou distribuídos no município. Segundo o coordenador da Divisa, Janiel Machado, as equipes realizaram levantamentos junto à rede de supermercados, drogarias, farmácias e outros pontos de venda. “A Anvisa notificou as vigilâncias estaduais e municipais sobre a proibição desses produtos, e a nossa iniciativa foi verificar dentro da rede de venda e distribuição se esses lotes haviam chegado ao município. Não identificamos a presença dos lotes contaminados em Marabá”, explicou.

Janiel Machado, coordenador da Divisa

Mesmo sem a constatação dos lotes proibidos na cidade, a Divisa manteve o trabalho de orientação junto aos comerciantes. As equipes reforçaram a recomendação para que os estabelecimentos não comercializem os produtos listados e participem do recolhimento voluntário, caso tenham recebido algum lote posteriormente. “Passamos fazendo a orientação do recolhimento de forma voluntária, para garantir que não haja comercialização desses produtos”, destacou Janiel Machado.

Além da fiscalização nos pontos de venda, a Divisa também orientou a população sobre os cuidados necessários. A recomendação é que pais e responsáveis verifiquem o número do lote no rótulo das fórmulas infantis e, caso esteja entre os proibidos, suspendam imediatamente o uso. “Orientamos que, se alguém adquiriu essas fórmulas com os lotes informados, interrompa o consumo. E, se houve ingestão e a criança apresentou sintomas como diarreia persistente ou outros sinais de intoxicação, que procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima”, reforçou o coordenador.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA

A atuação da Divisa segue alinhada às determinações da Anvisa e tem caráter preventivo, com foco na segurança alimentar e na proteção da saúde pública. O órgão municipal permanece em alerta e continuará monitorando a situação, mantendo ações de fiscalização e orientação sempre que houver novas recomendações dos órgãos reguladores.

RESOLUÇÃO-RE nº 32, DE 6 DE JANEIRO DE 2026 – RESOLUÇÃO-RE nº 32, DE 6 DE JANEIRO DE 2026 – DOU – Imprensa Nacional Baixar

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos Divulgação

The post Saúde: Divisa reforça fiscalização e orientação em Marabá após alerta da Anvisa sobre fórmulas infantis da Nestlé Brasil appeared first on Prefeitura de Marabá .