Durante uma ação da Polícia Civil na região central de São Paulo, dois irmãos, com idades de 22 e 25 anos, foram detidos suspeitos de envolvimento com a receptação de celulares furtados. Juntos, eles possuem diversas anotações criminais.
Os dois homens estavam em uma praça na região da República, nas proximidades de uma feira, na quinta-feira (15). A atitude suspeita chamou a atenção dos policiais, que se aproximaram da dupla. Ao perceberem a presença dos agentes, eles tentaram se esconder em uma lanchonete, mas foram abordados ao deixar o local.
Na abordagem, os policiais do 3° Distrito Policial de Campos Elíseos encontraram dois celulares e cerca de R$ 1,3 mil em espécie com ambos. Um dos aparelhos tinha registro de furto, ocorrido em março do ano passado.
De acordo com a Polícia Civil, o homem de 22 anos possui três passagens criminais por receptação, sendo uma prisão em flagrante em 2023. O irmão dele acumula seis anotações criminais envolvendo crimes patrimoniais, sendo que possui 13 registros de atos infracionais quando menor de idade.
O caso foi registrado como receptação no 3° DP (Campos Elíseos). O homem de 22 anos foi preso em flagrante por receptação e teve o pedido para conversão em preventiva. O irmão dele será investigado.
Os roubos e furtos de celulares no estado de São Paulo reduziram 5% em 2025 na comparação com o ano anterior. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, de janeiro a novembro do último ano, foram 235,2 mil casos em todo o território paulista, contra 248 mil em igual período de 2024.
O programa SP Mobile, implantado em junho do ano passado, recuperou 15,9 mil celulares e devolveu 5,4 mil aparelhos às vítimas em cinco meses em todo o estado. Os dispositivos, que haviam sido roubados ou furtados, foram localizados a partir do cruzamento do número de identificação dos aparelhos, conhecido como IMEI, com boletins de ocorrência e informações repassadas pelas operadoras de telefonia.
O sistema estadual integra de forma estruturada ações de prevenção e repressão aos crimes de furto e roubo de celulares. A iniciativa fortalece o enfrentamento ao crime organizado, amplia a eficiência das investigações policiais e contribui para o aumento da segurança da população ao dificultar a circulação de aparelhos de origem criminosa.
Para viabilizar a devolução, o SP Mobile identifica celulares reativados e envia alertas aos usuários, orientando sobre a regularização da situação. O comunicado informa que o aparelho consta como roubado ou furtado. Após receber o alerta, a pessoa deve comparecer a uma delegacia, informar como adquiriu o celular e entregá-lo para posterior devolução à vítima.
Para que o sistema consiga localizar o aparelho, é necessário que a vítima do roubo ou furto faça um boletim de ocorrência, informando o número do IMEI do aparelho.