Estudantes do Colégio Estadual Clarice Santiago dos Santos, localizado no bairro do Arenoso, em Salvador, já estão no clima de Carnaval, com foco no empreedorismo. A unidade escolar participa do Férias nas Escola, entre outras atividades, com a oferta de Oficina de Customização de Abadás. O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC), criada com o objetivo de oferecer atividades esportivas, culturais e lúdicas, oportunizando aos estudantes da rede estadual, também no recesso, a chance de aproveitar a estrutura escolar, além de garantir segurança nutricional no período.
A atividade integra o Atelier Criativo Jovens em Ação e transforma camisas em peças autorais, aliando expressão artística, identidade cultural e aprendizado prático, durante o recesso escolar.
Conduzida pelo designer de Moda e oficineiro Rey Villas Boas, a proposta amplia horizontes ao apresentar a customização como possibilidade concreta de empreendedorismo juvenil. “O Férias na Escola oferece algo além do convencional, desperta interesse, valoriza os jovens e mostra que eles podem criar e visualizar oportunidades reais, inclusive de geração de renda no período do Carnaval”, afirma o professor.
Para as estudantes Mayanne da Cruz, 14 anos, da 1ª série, e Rebeca Vitória Brito, 16 anos, da 2ª série, o Férias na Escola está sendo uma oportunidade de aprendizado com foco no empreendedorismo. “São várias técnicas de customização de abadás para personalizar as roupas de olho no Carnaval”, explica Mayanne. Sua colega Rebeca acrescenta que, além de se familiarizar com todas as etapas de customização, o professor ainda dá dicas para a produção de acessórios para cabelos, como tiaras e presilhas. “Estamos aprendendo, também, a etapa do corte sem a necessidade da máquina de costurar. Importante porque nem todos têm o equipamento”.
Espaço de criação e vivência cultural
As oficinas são realizadas por educadores vinculados ao Educa Mais Bahia, programa estadual que fortalece a Educação Integral ao ampliar tempos, espaços formativos e experiências educativas na rede pública. A iniciativa garante suporte pedagógico às ações desenvolvidas nas escolas durante todo o ano letivo, inclusive no período de férias.
Para o diretor da unidade, Marco César Guimarães, a experiência deixa marcas que vão além da sala de aula. “A oficina de customização de abadá é uma oportunidade dos estudantes soltarem a imaginação no Férias na Escola, transformando cada peça em obra única, fortalecendo a arte, a autoestima e o protagonismo juvenil, além de consolidar a escola como espaço de criação e vivência cultural”.
Fonte: Ascom/SEC