Geral Capital
Professora Magnólia dá apoio a pais com dificuldades de matrícula na Rede Municipal de Ensino
A presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal, vereadora Professora Magnólia(União Brasil), esteve na Secreta...
17/01/2026 12h42
Por: Redação Fonte: Câmara Municipal de São Luis - MA

A presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal, vereadora Professora Magnólia(União Brasil), esteve na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) para verificar problemas enfrentados por famílias no acesso ao sistema de matrículas da Rede Municipal de Ensino. A ação teve como objetivo fiscalizar as medidas adotadas pela secretaria para garantir que nenhuma criança fique fora da escola neste início de ano letivo. Na ocasião, a parlamentar se colocou à disposição para intermediar por famílias que ainda encontram dificuldades para efetivar a matrícula.

Nosso papel é acompanhar de perto e cobrar soluções. Educação é um direito e nenhuma criança pode ser prejudicada por falhas no sistema”, afirmou a vereadora Professora Magnólia.

Após a agenda na SEMED,a vereadora passou a receber pais e responsáveis que entraram em contato, relatando problemas diversos. As demandas incluem pedidos de transferência para escolas mais próximas da residência dos alunos e casos em que os responsáveis não conseguiram concluir o procedimento de matrícula no prazo estabelecido.

A parlamentar obteve da titular daSEMED, Anna Caroline Marques Pinheiro Salgado,a garantia de atendimento aos responsáveis. Ainda segundo a parlamentar, asecretariaestá oferecendo atendimento presencial no Parque do Bom Menino para estes pais e mães que ainda não conseguiram matricular seus filhos. “Cada caso está sendo analisado de forma individualizada para encontrar a melhor solução possível para as famílias”, ressaltou Professora Magnólia.

A vereadora destacou que todas as demandas recebidas estão sendo devidamente encaminhadas à secretaria. “Seguiremos acompanhando cada situação até que todas sejam resolvidas. As famílias precisam de respostas claras e rápidas”, reforçou.

As aulas na rede pública municipal estão previstas para começar no dia 26 deste mês. Até lá, a parlamentar informou que continuará monitorando o andamento das providências adotadas pelaSEMED, com o compromisso de garantir o acesso e a permanência dos alunos nas unidades de ensino.