A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil informou que, na manhã deste sábado (17), em um intervalo de duas horas, foram registrados 74,8 milímetros de chuva no município. O volume corresponde a cerca de 25% do total previsto para o mês de janeiro, que é de 310 milímetros, e provocou diversos pontos de alagamento em diferentes bairros da cidade.
De acordo com a Defesa Civil, os principais registros ocorreram nos bairros Laranjeiras, Amapá, Novo Horizonte, Liberdade, São Miguel da Conquista, Araguaia, Delta Park e na Folha 32, nas proximidades da Grota Criminosa. Equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil estiveram nos locais para realizar vistorias, avaliar a situação e identificar o número de famílias atingidas para prestar o atendimento necessário, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social para o atendimento necessário.
Nos bairros Laranjeiras e Liberdade, foram identificadas três situações que contribuíram para os alagamentos. A primeira é o acúmulo de resíduos descartados irregularmente nos bueiros, como peças de ventiladores, madeira, garrafas pet e pedras. A segunda está relacionada à ocupação irregular, com construções sobre valas e cursos naturais de água, o que dificulta ou inviabiliza a limpeza, que precisa ser feita de forma manual. A terceira situação é o aterramento indiscriminado de valas e grotas, que acaba represando a água.
Na Rua São Francisco, especificamente, a principal causa do alagamento foi o aterramento de valas responsáveis pelo escoamento das águas pluviais.
No bairro Amapá, as valas e a grota que atravessa a área foram limpas recentemente e não apresenta obstrução. No entanto, uma obra em andamento na região do aeroporto, com retirada de vegetação, aumentou significativamente o volume de água que desce pela Rua do Aeroporto.
Na área próxima à Feira da Laranjeiras e ao Rei do Lanche, não há entupimento de bueiros nem obstrução de valas ou grotas, que já passaram por limpeza. O local precisará de dimensionamento e alinhamento da drenagem. A Secretaria de Viação e Obras Públicas já elaborou o projeto para a área que está em fase orçamentária para posterior licitação e execução.
Na Cidade Nova, nas proximidades do Posto do Bolinha, foi identificado um problema de drenagem subdimensionada. Apesar disso, a drenagem encontra-se desobstruída, conforme vistoria realizada pela equipe na semana anterior. A Sevop já estuda melhorias para solucionar o problema no local.
Na Rua das Cacimbas, os serviços de limpeza de valas e bueiros foram realizados de forma adequada.
No bairro Novo Horizonte, há pontos de obstrução de bueiros por conta de lixo descartado irregularmente.
No Delta Park, há uma frente de trabalho atuando na limpeza de grotas e valas, além de programação para limpeza de bueiros e serviços de roço e capina. Já na Grota Criminosa, um grande aterro realizado por um proprietário na região contribuiu para agravar o alagamento. Apesar disso, toda a extensão da grota passou por limpeza, duas vezes esse mês,, com uso de máquinas e equipamentos em alguns trechos e limpeza manual em outros, processo que demanda mais tempo devido à menor eficiência em comparação ao serviço mecanizado. A área também apresenta elevado grau de ocupação desordenada.
O Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá segue com ações intensivas de limpeza de grotas e bueiros de segunda a sábado, em pontos estratégicos da cidade. Somente neste mês, a Grota Criminosa já recebeu duas ações de remoção de entulhos e lixo. O órgão orienta a população a não descartar resíduos nas ruas, bueiros e canais, prática que contribui para entupimentos e aumenta o risco de alagamentos.
Em situações de emergência, a Defesa Civil orienta que a população entre em contato pelo telefone 94 99173-7173.
The post Defesa Civil: Compdec registra 74 milímetros de chuva neste sábado e vistoria locais atingidos appeared first on Prefeitura de Marabá .