Cidades Araçatuba - SP
Alto índice de larvas da dengue faz Prefeitura de Araçatuba intensificar busca por criadouros
A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai intensificar, a partir de segunda-feira (19), as ações de controle de cri...
18/01/2026 09h36
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Araçatuba - SP

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai intensificar, a partir de segunda-feira (19), as ações de controle de criadouros do mosquito transmissor da dengue em residências e estabelecimentos comerciais.

Os bairros atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Umuarama, TV, São Vicente, Pedro Perri, Dona Amélia, Nossa Senhora Aparecida e Água Branca 1 e 2 e 3, onde o índice de infestação é maior, devem ter prioridade.

Um carro de som, mantido pela Zatti Saúde, vai percorrer os bairros para alertar a população sobre o risco de manter recipientes com água parada, que possam servir de criadouro para o Aedes aegypti, que também transmite zika e chikungunya.

LIRAA

As medidas são necessárias, segundo o secretário Daniel Martins, porque o município está em estado de alerta devido ao resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Liraa), realizado no início desde ano. O balanço apontou Índice de Infestação Predial (IIP) de 3,76%, muito superior ao 1,1% registrado em outubro do ano passado.

Como comparação, o IPP precisa ser inferior a 1% para que a situação esteja controlada no município. Entre 1% e 3,9%, já configura estado de alerta; acima disso, risco de surto ou epidemia.

RECIPIENTES

O gerente de campo da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Guilherme Santos, ressalta que as equipes de agentes vão intensificar as visitas que já fazem constantemente aos bairros, vistoriando residências e estabelecimentos comerciais, como borracharias, procurando recipientes com água que possam servir de criadouro para o mosquito.

Esse trabalho, segundo Santos, já vinha sendo reforçado desde o início das chuvas do fim de ano.

Entre os recipientes encontrados com água parada, de acordo com dados de 2025, os principais são latas e frascos usados para consumo animal e vasos de plantas. Em seguida, materiais para construção, peças, sucatas, ralos, baldes, regadores, pneus e pratinhos de plantas.

Ainda conforme dados de 2025 da Unidade de Vigilância em Zoonoses, foram visitados 435.430 imóveis no total, sendo que em apenas em 222.090 (51%) foi possível realizar a vistoria. Outros 203.386 (46,7%) estavam fechados e em 9.954 (2,3%) o proprietário não permitiu a entrada dos agentes.

Dos 435.430 imóveis visitados no ano passado, foram encontrados 12.595 recipientes com larvas, que foram eliminadas pelas equipes.

CASOS POSITIVOS

Apesar de o Índice de Infestação Predial estar alto e Araçatuba ter registrado 615 notificações até sexta-feira (16), houve apenas 28 casos positivos de dengue neste ano, sem óbito. Essa estatística é muito inferior a janeiro do ano passado, quando o município fechou o mês com 5.207 casos positivos e 4 mortes.

Em 2025, foram 10.687 casos positivos no total, com 11 óbitos.

"A intensificação das buscas ativas e outras medidas que tomaremos, a partir de segunda-feira, são, justamente, para evitar que o município volte a registrar números como os do ano passado, que levaram o prefeito Lucas Zanatta a decretar situação de emergência em saúde", explica o secretário Daniel Martins.