Cidades Alagoinhas - BA
Alagoinhas apoia campanha Feminicídio Zero em partida do Baianão 2026
O município de Alagoinhas reforçou seu apoio à campanha Feminicídio Zero, iniciativa nacional do Ministério das Mulheres, replicada na Bahia pela...
19/01/2026 08h51
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA

O município de Alagoinhas reforçou seu apoio à campanha Feminicídio Zero, iniciativa nacional do Ministério das Mulheres, replicada na Bahia pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) do Governo do Estado. A ação foi realizada no domingo, 18, na partida válida pelo Baianão 2026 entre o Atlético de Alagoinhas e o Bahia de Feira, no Estádio Antônio Carneiro,o Carneirão.

Antes do início do jogo, mulheres representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Defensoria Pública, da Guarda Civil Municipal e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher entraram em campo junto com os jogadores do time alagoinhense, exibindo faixas com mensagens de alerta e enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa chamou a atenção do público para a importância do combate ao feminicídio dentro e fora dos estádios, por meio de diferentes formatos de comunicação.

Durante a partida, o público recebeu adesivos e foi convidado a participar da mobilização. Para ampliar o alcance da ação, a unidade móvel da SPM esteve posicionada do lado de fora do estádio, oferecendo atendimento à população, distribuindo material informativo e realizando a tatuagem temporária com a mensagem “Não é não”.

A campanha Feminicídio Zero utilizará, ao longo de toda a competição, a grande visibilidade do esporte mais popular do país como estratégia para ampliar a conscientização sobre a violência de gênero e fortalecer a rede de denúncias e proteção às mulheres.

De acordo com Ana Carolina Auto, representante da SPM, a iniciativa foi pensada especialmente para espaços de grande concentração masculina. “A gente sabe que, em dias de jogos, o índice de violência contra as mulheres aumenta em torno de 25%, o que é um número muito alarmante. A campanha ganhou essa dimensão justamente para promover esse debate nos estádios e trabalhar a educação e a conscientização dos homens no enfrentamento à violência contra as mulheres”, destacou.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Lianne Carmo, ressaltou que o alto índice de violência contra a mulher em Alagoinhas foi um dos principais motivadores para a adesão do município à campanha. “É fundamental levar essa conscientização para espaços que muitas vezes são frequentados majoritariamente por homens. Não poderíamos ficar de fora de uma ação tão importante, que trata de um tema delicado e vergonhoso para a nossa realidade. Trouxemos a representação de toda a estrutura de atendimento e proteção à mulher da Sedes, em parceria com outras instituições, e essa ação será repetida na próxima partida do Baianão aqui no Carneirão”, afirmou.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Renata Fortaleza, a presença da campanha nos estádios representa uma conquista histórica. “Essa é uma luta que travamos há muitos anos. Além de denunciar o feminicídio, é fundamental afirmar que os estádios também são nosso lugar. Esses espaços, marcados por forte presença masculina e episódios de violência, precisam ser ocupados por esse debate, que tem repercussão nacional”, concluiu.

[